Geral

Espetáculo de contação de histórias acontece nesta terça-feira em Lauro Müller

As apresentações vão acontecer na Praça Paulo Gazola, no Bairro Arizona, em dois períodos: pela manhã, às 9 horas; e a tarde às 14 horas.

Foto: Divulgação

O município de Lauro Müller recebe nesta terça-feira (18) o espetáculo de contação de Histórias “No meu tempo era assim”. As apresentações vão acontecer na Praça Paulo Gazola, no Bairro Arizona, em dois períodos: pela manhã, às 9 horas; e a tarde às 14 horas.

A apresentação narra a história das personagens Maria e sua avó, que embarcam numa viagem ao passado para relembrar os brinquedos e brincadeiras do tempo de infância da avó que viveu na Região Carbonífera Catarinense.

Entre boneca de pano, entrudo e boi-de-mamão, as duas personagens viverão momentos de pura diversão neste universo.

Crianças que integram o G5 da Educação Infantil e do Ensino Fundamento I de 1ª ao 5º ano é o público alvo do espetáculo, que é totalmente gratuito e aberto à pessoas de todas idades.

O Projeto “Caminhando e contando história: circulação ‘No meu tempo era assim’”, foi aprovado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2017, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Saiba mais sobre o Espetáculo – “No meu tempo era assim”

No projeto, as personagens Maria e Vovó, visitam as 12 cidades que compõem a Região Carbonífera para relembrar antigos brinquedos esquecidos no decorrer dos anos. Fazer com que essa contação circule pela região carbonífera é garantir para a população o seu direito à cultura, pois a narrativa tem como finalidade valorizar o conhecimento dos antepassados e incentivar brincadeiras diferentes das que acontecem na atualidade, onde tudo gira em torno da tecnologia, são brinquedos e brincadeiras simples, mas repletos de criatividade.

O objetivo é incentivar a imaginação, fazer com que o público se prontifique a inventar novas brincadeiras com elementos da natureza, que criem, que corram, que saiam da frente da tela da televisão, do computador ou do tablet.

Sobre o projeto

Tudo teve início com a aprovação pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, através da proponente Clarice Evaristo Vieira, que cuida da parte administrativa do trabalho. O projeto tem como proposta compartilhar arte e cultura por meio das brincadeiras de outros tempos.

A pesquisa foi iniciada no ano de 2015, quando ocorreu a primeira aprovação no referido edital cultural, sendo que na ocasião foram realizadas 68 entrevistas com moradores de Balneário Rincão, cujas infâncias foram vivenciadas entre os anos de 1940 a 1970, que resultaram numa cartilha e na contação de histórias, sendo que a circulação restringiu-se às escolas do Rincão.

O espetáculo é protagonizado por Elisângela da Silva Machieski e Ana Maria Manaus Teixeira, ambas com formação na área de história e contação de histórias.

Colaboração: Assessoria de Comunicação do Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.

Idosos da Inclusão Digital e Alfabetização de Lauro Müller escrevem cartas contando cotidiano durante pandemia

O acompanhamento feito aos idosos integrantes do programa é feito pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).