Geral

Estação de Tratamento de Esgoto com as obras a todo vapor em Lauro Müller

A obra está na parte da fundação e tem o prazo de término até o fim do ano e em 2020 iniciam as fases de testes

Divulgação

Nos próximos meses Lauro Müller terá uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que irá atender os bairros Centro, Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km1, Arizona e Bela Vista. As obras já iniciaram e estão na fase de fundação. Ao término das obras Lauro Müller terá 72% de coleta e tratamento de esgoto.

O engenheiro Wanderley Gomes, da empresa MPB Saneamento, contratada pela Casan para fazer o gerenciamento da obra, conta o que já foi feito. “A Estação de Tratamento de Esgoto está na parte de fundação, com previsão de conclusão dentro de cinco a seis meses. Já fizemos a parte de terraplanagem, escavação e agora estamos fazendo um subleito, que é um solo de cimento que será a base da estação”, explica o engenheiro.

Os serviços estruturais são realizados pela Construtora Fernandes, a mesma empresa que executa o trabalho de instalação da rede. Já os trabalhos de instalação serão de responsabilidade da empresa Fast Indústria e Comércio, que projeta ETEs compactas e totalmente fechadas. Por não utilizar lagoas, não há o risco de contaminação do solo e nem a dependência de condições climáticas. Dessa forma, possuem eficiente controle de possíveis odores.

Divulgação

A área construída e de urbanização será de 2,5 mil metros quadrados. A previsão de término é entre oito e 10 meses. O recurso para os trabalhos de instalação do sistema de saneamento é proveniente da Caixa (85%) e da Casan (15%).

Segundo o engenheiro Wanderley, as obras da rede de esgoto já estão 99% concluídas. A equipe está realizando a última etapa que inclui a “interligação das etapas diferentes que foram feitas, revisão, regularizações, correções de erros que ocorreram durante a execução”, explica Wanderley.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Senador garante R$ 40 milhões e obras da Serra da Rocinha não sofrem ameaça

Obras interrompem tráfego de veículos em mais um trecho da rua Dr. Valdir Cotrin, em Lauro Müller

As obras fazem parte da segunda fase de construção de calçadas