Geral

Fonte histórica de Laguna é fechada para manutenção

Água mineral da Fonte da Carioca é usada por população e turistas para consumo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Laguna

A Fonte da Carioca, em Laguna, no Sul catarinense, foi fechada na quarta-feira (7) para manutenção. A estrutura histórica, construída em 1863, estava há nove anos sem manutenção. Ainda não há previsão de reabertura. As informações são do G1SC.

A água da fonte é mineral, comprovado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (Dnpm). Além de ponto turístico, a fonte é utilizada por moradores e turistas que visitam a cidade, que costumam ir até as bicas para buscar água.

Segundo a Fundação Lagunense de Meio Ambiente, uma análise da água apontou sólidos dissolvidos, e esse material seria de vegetação. Por conta disso, o órgão explica que o pH da água apresentou variações que foram consideradas fora do padrão para o consumo.

Conforme o presidente da fundação, Patrick de Souza, a água não chega a ser imprópria, uma vez que não foram detectados coliformes fecais.

O G1 buscou o Instituto do Meio Ambiental (IMA) para informações sobre os laudos da qualidade de água no local, mas sem resposta até a publicação desta reportagem.

A higienização da parte externa da Fonte da Carioca deve ser feita ainda nesta quinta-feira. Posteriormente, a prefeitura vai contratar uma empresa para limpar a tubulação, ainda sem data prevista pela administração.

Notícias Relacionadas

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Em cinco horas, PMRv recolhe 13 carteiras de motoristas e prende um por embriaguez ao volante em Laguna

O montante é preocupante segundo os policiais, já que foram somente 32 abordagens neste período. Motoristas pagarão multa de aproximadamente R$ 3 mil e ficarão sem a CNH por 12 meses.

Bombeiros comemoram três anos sem mortes por afogamento durante Operação Veraneio

Em contrapartida, casos de queimaduras com águas-vivas passaram dos 15 mil nas praias de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna durante toda a Operação Veraneio.

Governo do Estado anuncia fim das ADR’s de Laguna e Braço do Norte

Outras 13 ADR's pelo Estado também estão na lista. Anúncio aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), em coletiva de imprensa, na capital do Estado.