Geral

Fonte histórica de Laguna é fechada para manutenção

Água mineral da Fonte da Carioca é usada por população e turistas para consumo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Laguna

A Fonte da Carioca, em Laguna, no Sul catarinense, foi fechada na quarta-feira (7) para manutenção. A estrutura histórica, construída em 1863, estava há nove anos sem manutenção. Ainda não há previsão de reabertura. As informações são do G1SC.

A água da fonte é mineral, comprovado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (Dnpm). Além de ponto turístico, a fonte é utilizada por moradores e turistas que visitam a cidade, que costumam ir até as bicas para buscar água.

Segundo a Fundação Lagunense de Meio Ambiente, uma análise da água apontou sólidos dissolvidos, e esse material seria de vegetação. Por conta disso, o órgão explica que o pH da água apresentou variações que foram consideradas fora do padrão para o consumo.

Conforme o presidente da fundação, Patrick de Souza, a água não chega a ser imprópria, uma vez que não foram detectados coliformes fecais.

O G1 buscou o Instituto do Meio Ambiental (IMA) para informações sobre os laudos da qualidade de água no local, mas sem resposta até a publicação desta reportagem.

A higienização da parte externa da Fonte da Carioca deve ser feita ainda nesta quinta-feira. Posteriormente, a prefeitura vai contratar uma empresa para limpar a tubulação, ainda sem data prevista pela administração.

Notícias Relacionadas

Bombeiros comemoram três anos sem mortes por afogamento durante Operação Veraneio

Em contrapartida, casos de queimaduras com águas-vivas passaram dos 15 mil nas praias de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna durante toda a Operação Veraneio.

Região Sul recebe projeto de interiorização de audiências da Vara de Direito Militar

Em Criciúma, 131 pessoas foram interrogadas ou inquiridas e 181 atos processuais foram realizados

Taxista luta contra criminoso durante assalto em Laguna

O criminoso teria solicitado o transporte até um posto de combustíveis, onde faria um saque no caixa eletrônico. Durante o trajeto, aconteceu o assalto.

Corpo é encontrado boiando no mar, próximo ao Farol de Santa Marta

Corpo de Bombeiros de Laguna tenta, desde às 06h40min deste domingo (28), resgatar o cadáver em meio ao mar revolto.