Esporte

Fora de casa, Tigre busca se manter no G4 da Série B

A partida contra o Ceará será neste sábado, a partir das 17 horas.

Foto: Comunicação CEC

A fase decisiva da Série B está se aproximando e o Tricolor Carvoeiro precisa pontuar, neste sábado, dia 2, diante do Ceará, a partir das 17 horas, no Castelão. Com 44 pontos, o Criciúma quer os três pontos para seguir no G4 da Série B. Entretanto, o empate não é considerado uma tragédia para o time treinado por Cláudio Tencati.

“O foco é sempre o mesmo e eu tenho certeza que estamos fortalecidos. Vamos fazer o que precisamos fazer para fazer um grande jogo e conseguir pontuar contra o Ceará”, comenta o goleiro Gustavo. O Criciúma fará apenas uma partida, em casa, no mês de setembro.

Após o jogo deste sábado, o adversário será o Sport, novamente no Nordeste do país. “É óbvio que preferimos jogar em casa, com o nosso torcedor, mas o campeonato é esse aí e a tabela já estava ali. Desde o início o campeonato, já se sabia desses confrontos fora de casa e nossa equipe se sente muito bem jogando fora de casa também. A pressão fica mais na equipe adversária, que joga em casa, diante do torcedor, e tem que fazer o resultado. Sabemos nos comportar nesses jogos”, pontua o camisa 1.

Gustavo garante que o foco está todo na partida em Fortaleza. “O pensamento está todo no Ceará, pois é um jogo importante. É um jogo que precisamos pontuar. A gente não fica pensando muito se é fora ou em casa. Então, temos que nos preparar porque temos que pontuar contra o Ceará”, destaca.

Equipe titular terá alterações para o jogo

Com o capitão Rodrigo suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Rayan deve ser o titular diante do Ceará. Porém, o técnico Cláudio Tencati deve mexer em outras posições do time que começa o jogo. No meio, Rômulo pode ficar de fora. Léo Costa é candidato a começar a partida, mas Miqueias também pode jogar. No ataque, o sistema com três atacantes deve ser mantido, mas Marquinhos Gabriel também tem chances de iniciar a partida.

Além de Rodrigo, o atacante Hygor também não estará à disposição de Tencati, pois o jogador pertence ao Ceará e o contrato de empréstimo não permite que o atleta jogue contra a equipe cearense. O elenco carvoeiro treina, no CT do Fortaleza, na sexta-feira pela manhã. Nesse trabalho, o treinador deve definir o time que começa o jogo, mas a divulgação acontece apenas uma hora antes da partida.

Oscilação prejudica o time na competição

Desde a 17ª rodada, o Criciúma tem oscilado bastante na Série B. De lá para cá são três vitórias, dois empates e quatro derrotas. 11 pontos conquistados em 27 disputados. O goleiro Gustavo considera que essa oscilação faz parte do campeonato e todas as equipes passarão por isso. “Se parar para acompanhar a Série B, você vai ver que todos os jogos são muito disputados e equipes lá de baixo estão ganhando de equipes que estão em cima, brigando pelo acesso. Então, é a Série B. E ela é assim: competitiva, diferente da Série A e da Série C. A gente já, por experiência, por jogar esse campeonato há algum tempo, sabe como funciona esse campeonato e não se frustra tanto quando a gente perde um jogo. Também não nos empolgamos tanto quando ganhamos um jogo também”, destaca.

Para Gustavo, o segredo é manter a convicção no objetivo maior do clube no ano. “Faz parte: é ter cabeça boa e convicção do que queremos. Vamos jogo a jogo e cada um é uma história e um confronto diferente. Temos que saber lidar isso para não atrapalhar as nossas ambições no campeonato”, comenta.

Da mesma forma, Gustavo garante que os jogadores não se preocupam com a pontuação necessária para o acesso. “A gente procura não ficar vendo muito essa questão de pontuação para não gerar uma ansiedade para a equipe. A gente deixa mais para a comissão e diretoria. Essa parte está com eles. Nós, atletas, focamos apenas em jogar o jogo”, ressalta.

O foco está, totalmente, no jogo de sábado. “O nosso pensamento, agora, é no próximo jogo: que é o Ceará. Nós precisamos pontuar nesse jogo, que é muito importante e muito difícil, fora de casa. Esse é o pensamento da equipe. Quando a gente começa a querer fazer projeções de metas para a frente, a gente acaba se prejudicando um pouco no campeonato. Então, deixamos isso para a comissão técnica. O nosso pensamento é apenas em fazer os jogos, vencer e pontuar”, enfatiza.

Encontro entre pai e filho

A partida deste sábado marcará o encontro entre pai e filho em campo, mas de lados opostos. O técnico Vágner Mancini assume o comando do Ceará, justamente contra o Criciúma. O comandante é pai do zagueiro Matheus Mancini, que deve ficar no banco do Tigre para a partida. Os dois dividirão as atenções na partida deste sábado.

Campeonato Brasileiro – Série B – 26ª Rodada

Sábado (02/09) – 17 horas – estádio do Castelão, em Fortaleza (CE)

CEARÁ

Bruno Ferreira; Warley, David Ricardo, Luiz Otávio e Danilo Barcelos; Willian Maranhão, Richardson e Jean Carlos; Chrystian Barietta (Janderson), Saulo Mineiro (Bissoli) e Erick; Técnico: Vagner Mancini

CRICIÚMA

Gustavo; Claudinho, Rayan, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Léo Costa (Rômulo ou Miqueias), Arilson e Fellipe Mateus; Fabinho, Felipe Vizeu (Marquinhos Gabriel) e Éder. Técnico: Cláudio Tencati

Arbitragem: José Mendonça da Silva Junior; Auxiliares: Bárbara Roberta da Costa Loiola e Sidmar dos Santos Meurer (trio do PR). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP); AVAR: Ivan Carlos Bohn (PR) e Marrubson Melo Freitas (DF).

Com informações do Portal TN Sul

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Notícias Relacionadas

Associação Atlética de Orleans precisa de apoio para fazer ainda mais história no futebol orleanense

Chape encara Náutico nos Aflitos para encostar na liderança da Série B

No outro jogo da noite, Confiança e Guarani querem se afastar do Z4

Próspera lança plano de sócio para a temporada

Neste primeiro momento, três tipos de modalidades estão disponíveis para a torcida.

Município e Criciúma Esporte Clube assinam convênio que beneficia jovens da cidade

Assinatura ocorrerá nesta quinta-feira (16), às 14h, na Sala de Atos do Paço Municipal Marcos Rovaris