Esporte

Fora de casa, Tigre busca se manter no G4 da Série B

A partida contra o Ceará será neste sábado, a partir das 17 horas.

Foto: Comunicação CEC

A fase decisiva da Série B está se aproximando e o Tricolor Carvoeiro precisa pontuar, neste sábado, dia 2, diante do Ceará, a partir das 17 horas, no Castelão. Com 44 pontos, o Criciúma quer os três pontos para seguir no G4 da Série B. Entretanto, o empate não é considerado uma tragédia para o time treinado por Cláudio Tencati.

“O foco é sempre o mesmo e eu tenho certeza que estamos fortalecidos. Vamos fazer o que precisamos fazer para fazer um grande jogo e conseguir pontuar contra o Ceará”, comenta o goleiro Gustavo. O Criciúma fará apenas uma partida, em casa, no mês de setembro.

Após o jogo deste sábado, o adversário será o Sport, novamente no Nordeste do país. “É óbvio que preferimos jogar em casa, com o nosso torcedor, mas o campeonato é esse aí e a tabela já estava ali. Desde o início o campeonato, já se sabia desses confrontos fora de casa e nossa equipe se sente muito bem jogando fora de casa também. A pressão fica mais na equipe adversária, que joga em casa, diante do torcedor, e tem que fazer o resultado. Sabemos nos comportar nesses jogos”, pontua o camisa 1.

Gustavo garante que o foco está todo na partida em Fortaleza. “O pensamento está todo no Ceará, pois é um jogo importante. É um jogo que precisamos pontuar. A gente não fica pensando muito se é fora ou em casa. Então, temos que nos preparar porque temos que pontuar contra o Ceará”, destaca.

Equipe titular terá alterações para o jogo

Com o capitão Rodrigo suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Rayan deve ser o titular diante do Ceará. Porém, o técnico Cláudio Tencati deve mexer em outras posições do time que começa o jogo. No meio, Rômulo pode ficar de fora. Léo Costa é candidato a começar a partida, mas Miqueias também pode jogar. No ataque, o sistema com três atacantes deve ser mantido, mas Marquinhos Gabriel também tem chances de iniciar a partida.

Além de Rodrigo, o atacante Hygor também não estará à disposição de Tencati, pois o jogador pertence ao Ceará e o contrato de empréstimo não permite que o atleta jogue contra a equipe cearense. O elenco carvoeiro treina, no CT do Fortaleza, na sexta-feira pela manhã. Nesse trabalho, o treinador deve definir o time que começa o jogo, mas a divulgação acontece apenas uma hora antes da partida.

Oscilação prejudica o time na competição

Desde a 17ª rodada, o Criciúma tem oscilado bastante na Série B. De lá para cá são três vitórias, dois empates e quatro derrotas. 11 pontos conquistados em 27 disputados. O goleiro Gustavo considera que essa oscilação faz parte do campeonato e todas as equipes passarão por isso. “Se parar para acompanhar a Série B, você vai ver que todos os jogos são muito disputados e equipes lá de baixo estão ganhando de equipes que estão em cima, brigando pelo acesso. Então, é a Série B. E ela é assim: competitiva, diferente da Série A e da Série C. A gente já, por experiência, por jogar esse campeonato há algum tempo, sabe como funciona esse campeonato e não se frustra tanto quando a gente perde um jogo. Também não nos empolgamos tanto quando ganhamos um jogo também”, destaca.

Para Gustavo, o segredo é manter a convicção no objetivo maior do clube no ano. “Faz parte: é ter cabeça boa e convicção do que queremos. Vamos jogo a jogo e cada um é uma história e um confronto diferente. Temos que saber lidar isso para não atrapalhar as nossas ambições no campeonato”, comenta.

Da mesma forma, Gustavo garante que os jogadores não se preocupam com a pontuação necessária para o acesso. “A gente procura não ficar vendo muito essa questão de pontuação para não gerar uma ansiedade para a equipe. A gente deixa mais para a comissão e diretoria. Essa parte está com eles. Nós, atletas, focamos apenas em jogar o jogo”, ressalta.

O foco está, totalmente, no jogo de sábado. “O nosso pensamento, agora, é no próximo jogo: que é o Ceará. Nós precisamos pontuar nesse jogo, que é muito importante e muito difícil, fora de casa. Esse é o pensamento da equipe. Quando a gente começa a querer fazer projeções de metas para a frente, a gente acaba se prejudicando um pouco no campeonato. Então, deixamos isso para a comissão técnica. O nosso pensamento é apenas em fazer os jogos, vencer e pontuar”, enfatiza.

Encontro entre pai e filho

A partida deste sábado marcará o encontro entre pai e filho em campo, mas de lados opostos. O técnico Vágner Mancini assume o comando do Ceará, justamente contra o Criciúma. O comandante é pai do zagueiro Matheus Mancini, que deve ficar no banco do Tigre para a partida. Os dois dividirão as atenções na partida deste sábado.

Campeonato Brasileiro – Série B – 26ª Rodada

Sábado (02/09) – 17 horas – estádio do Castelão, em Fortaleza (CE)

CEARÁ

Bruno Ferreira; Warley, David Ricardo, Luiz Otávio e Danilo Barcelos; Willian Maranhão, Richardson e Jean Carlos; Chrystian Barietta (Janderson), Saulo Mineiro (Bissoli) e Erick; Técnico: Vagner Mancini

CRICIÚMA

Gustavo; Claudinho, Rayan, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Léo Costa (Rômulo ou Miqueias), Arilson e Fellipe Mateus; Fabinho, Felipe Vizeu (Marquinhos Gabriel) e Éder. Técnico: Cláudio Tencati

Arbitragem: José Mendonça da Silva Junior; Auxiliares: Bárbara Roberta da Costa Loiola e Sidmar dos Santos Meurer (trio do PR). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP); AVAR: Ivan Carlos Bohn (PR) e Marrubson Melo Freitas (DF).

Com informações do Portal TN Sul

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Notícias Relacionadas

Associação Atlética de Orleans precisa de apoio para fazer ainda mais história no futebol orleanense

Município e Criciúma Esporte Clube assinam convênio que beneficia jovens da cidade

Assinatura ocorrerá nesta quinta-feira (16), às 14h, na Sala de Atos do Paço Municipal Marcos Rovaris

Chape encara Náutico nos Aflitos para encostar na liderança da Série B

No outro jogo da noite, Confiança e Guarani querem se afastar do Z4

Próspera lança plano de sócio para a temporada

Neste primeiro momento, três tipos de modalidades estão disponíveis para a torcida.