Geral

Frio intenso até domingo

Assim como quinta e sexta-feira, o fim de semana será de frio intenso e geada nos municípios do Sul.

Divulgação

O declínio brusco das temperaturas segue acentuado no fim de semana. Durante a noite de ontem e nesta madrugada, municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina registraram a tão esperada chegada da neve. Em São Joaquim ela começou a surgir um pouco antes das 20h. Paisagens esbranquiçadas tomaram conta e diversos registros fotográficos foram compartilhados por internautas nas redes sociais. Com mais esses dois dias de chuva congelada, o Estado acumula no ano, quatro incidências do fenômeno.

Criciúma registrou ontem, dia 20, a tarde mais fria do ano, marcando 13,8°C. Nesta sexta-feira, dia 21, ainda pela manhã, o ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera em combinação com o alto grau de umidade, favorecem a formação de neve e chuva congelada no topo da Serra e isoladamente no Planalto Sul. As mínimas nas baixadas serão entre -5ºC e 2°C. Temperaturas máximas serão na marca de 8/10ºC no Estado e, no topo da Serra, entre 0/3ºC. Os ventos soprarão de sul a sudeste com rajadas de até 70 km/h.

De acordo com o meteorologista Ronaldo Coutinho, a exemplo de quinta e sexta-feira, o fim de semana será de frio intenso. “Vai ser tempo bom, mas com geada de manhã e não será muito quente à tarde. No sábado ficará entre -1°C a 2°C nos arredores de Criciúma, com máxima entre 15°C e 16 °C. No litoral será um pouco mais quente. No domingo, de 0°C a 3°C e, à tarde, chegando perto de 18°C”, informa.

Temperaturas no Estado

Nesta sexta-feira, em todo o Estado, o tempo úmido com nuvens e condição de chuva fraca melhoram no decorrer do dia com aberturas de sol na maioria das regiões catarinenses. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), a sensação de frio pode variar de 8°C a 12°C a menos, devido ao vento persistente de Sul, moderado com rajadas.

Já no fim de semana, as temperaturas serão baixas e com formação de geada nas áreas altas do Estado durante as madrugadas e amanheceres, com frio mais intenso no sábado. Durante o dia, a temperatura estará em elevação, mas agradável.

Semana inicia mais quente

Na segunda e terça-feira, durante as manhãs e ao anoitecer, as temperaturas terão queda, porém, durante o dia, o clima irá elevar. “De manhã será frio e à tarde, agradável. Na segunda ainda faz um friozinho bom, na terça é quente, esquenta um pouco mais, mas não é calor”, enfatiza Coutinho.

Cuidados redobrados

Com o fim de semana, o índice de passeios familiares aumenta, mesmo em meio à pandemia. Mas, as recomendações seguem redobradas durante os próximos dias. Devido ao risco de gelo na pista e em função das ações restritivas da Operação contra a Covid-19, a Defesa Civil solicita que as pessoas não se dirijam para as regiões de Serra sem que tenham reservas já confirmadas.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Previsão do tempo em SC: calor intenso e tempestade devem marcar a terça-feira

No decorrer do dia várias cidades catarinenses devem registrar temperaturas elevadas em torno de 30°C.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.