Saúde

HNSC de Tubarão assume setor de Emergência após rescisão

O HNSC optou por não contratar uma nova empresa, e assumirá a gestão das escalas de trabalho e outras rotinas da Emergência a partir desta segunda-feira.

Foto: Divulgação

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) anunciou que está reformulando o modelo de serviço prestado no setor de Emergência e encerrando o contrato com a empresa MedMax, responsável pelo serviço desde dezembro de 2018. O HNSC optou por não contratar uma nova empresa, e assumirá a gestão das escalas de trabalho e outras rotinas da Emergência a partir desta segunda-feira.

Segundo o diretor-técnico do HNSC, Dr. Chafic Kallas, o hospital decidiu rescindir o contrato porque a empresa apresentou dificuldades em manter a disponibilidade de médicos nos dias e horários contratados. No novo modelo, serão feitos ajustes nas escalas médicas de acordo com a demanda nos diferentes períodos do dia, contribuindo para que haja diminuição no tempo de espera.

Além disso, o setor contará com um médico especialista em atendimentos de emergência, que acompanhará o trabalho durante todo o dia, a fim de contribuir para a fluidez do atendimento. Também haverá um médico cirurgião à disposição para atendimentos e encaminhamentos mais rápidos e assertivos. Conforme a direção do HNSC, o número de médicos na Emergência será mantido, sendo feitos apenas um remanejamento de horários e uma redistribuição de funções.

“Queremos oferecer um atendimento de qualidade à população, priorizando os pacientes de maior gravidade e complexidade, e atendendo às demais demandas em um tempo adequado”, completa dr. Chafic. O setor de Pronto Atendimento do HNSC funciona 24h por dia, todos os dias da semana, e atende à população dos 17 municípios da Amurel.

“A colaboração da população é fundamental, uma vez que cerca de 75% dos seis mil atendimentos realizados todos os meses pela Emergência são classificados como ‘não urgentes’, ou seja, que poderiam ser atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde. Ao procurar a emergência do hospital, o paciente ‘não urgente’ terá que esperar mais, e pode até comprometer o atendimento das pessoas que necessitam de assistência emergencial”, explica Chafic Kallas.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Após um mês na UTI enfrentando a Covid-19, paciente de Pescaria Brava recebe alta no HNSC, em Tubarão

A paciente deu entrada no Hospital no dia 21 de março, e no dia 27 foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva, onde precisou receber ventilação mecânica.

Município e HNSC celebram convênio de R$ 1,8 milhão para custeio de atendimentos na emergência

Os recursos serão destinados ao setor de emergência da instituição.

Vigário paroquial de Capivari de Baixo, padre Hilário Puziski, morre aos 79 anos

Governo de Lauro Müller apresenta Plano de Contingência para casos de emergências no município