Saúde

Lauro Müller terá mutirão para castração em animais de rua e inscritos no CAD Único

Cerca de 200 animais de famílias inscritas no CAD Único da Assistência Social também terão microchipagem para os animais.

Divulgação

A Administração Municipal de Lauro Müller, através da Fundação do Meio Ambiente (FMALM), fará nos dias 13 e 14 de agosto, o Segundo Mutirão de Castração e Microchipagem de Cães e Gatos. A ação vai acontecer nos bairros Barro Branco e Itanema. O primeiro mutirão foi realizado em 2018, onde 200 animais dos bairros de Arizona, Morro da Palha e Km 107 passaram pelos procedimentos cirúrgicos.

Nesse mutirão, o serviço será realizado em 200 animais de famílias inscritas no CAD Único da Assistência Social dos bairros Itanema, Santa Rosa, Morro da Figueira, Mina Nova, Barro Branco, KM 01, Farroupilha, Rio Bonito e Palermo. A ação acontece no dia 13 de agosto no bairro Barro Branco, em frente à igreja católica e, no dia 14, no bairro Itanema em frente à escola municipal, das 8h às 17h. Os animais que receberão a cirurgia são os previamente cadastrados pelas Agentes de Saúde da Família pertencentes às pessoas inseridas no CAD Único. A ação é direcionada e não está aberta para outros animais não cadastrados na Secretaria de Assistência Social.

Antes de levar cães e gatos até os pontos de atendimento, os proprietários precisam atentar para os procedimentos de higienização e cuidados pré-operatório:

• Dar banho de 4 a 5 dias antes, para a eliminação de pulgas e carrapatos;

• Jejum de no máximo 4h antes da cirurgia (cães e gatos);

• Trazer gato em caixa de transporte, ou caixa de papelão, e cão preso em coleira e guia e focinheira se necessário;

• Trazer cobertor e um pouco de jornal no dia da cirurgia, o animal deverá usar obrigatoriamente o colar (cone) no pescoço ou malha pós-cirúrgica depois da cirurgia.

As orientações pós cirúrgicas serão passadas nos dias de atendimento, pela veterinária responsável. O mutirão é de realização da Fundação do Meio Ambiente de Lauro Muller – FAMLM e com apoio da Secretaria de Administração, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social. As informações são da Fundação do Meio Ambiente de Lauro Müller.

Notícias Relacionadas

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Supermercado Loli prepara festa especial de Dia das Crianças em Lauro Müller

Parque com brinquedos, sorteio de mini moto elétrica e um delicioso lanche marcarão o momento especial no estacionamento do supermercado.

Idoso fica gravemente ferido após ser agredido com capacete em Lauro Müller

Familiares também foram ameaçados por agressor. Com o acusado, a Polícia Militar encontrou drogas.