Geral

Leitos de UTI por toda Santa Catarina se aproximam de atingir 100% de lotação

Leitos infantis geram maior preocupação, pois em cinco regiões não há leitos de UTI Neonatal e em quatro não há UTI Pediátrico

Foto: Divulgação/ND

A situação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Santa Catarina é preocupante, com apenas 34 leitos disponíveis neste domingo (4), dos quais 28 são Adulto, quatro Pediátrico e dois Neonatal. A taxa de ocupação tem aumentado nas últimas semanas e agora está em 97,91%, de acordo com os dados divulgados pelo portal do governo estadual. O setor infantil é o que apresenta maior preocupação, pois cinco, de sete regiões, não tem mais leito de UTI Neonatal e quatro estão sem leitos Pediátricos.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Os dados revelam que a situação é crítica em várias regiões do Estado. Na Grande Florianópolis, por exemplo, não há mais nenhum leito disponível de UTI, o que significa uma ocupação de 100%. Mesma situação é registrada na região da Foz do Rio Itajaí, que também se encontra com todos os leitos ocupados.

Nas demais regiões a ocupação também é alta. No Planalto Norte e Nordeste, a taxa de ocupação chega a 98,23%, seguida pela região Meio Oeste e Serra Catarinense que tem 97,78% das unidades ocupadas e pelo Vale do Itajaí, que registra 97,63% de ocupação.

No Grande Oeste o índice de leitos de UTI ocupados chega a 96,47%. Já a região Sul, com 89,88%, é a que possui o menor percentual de ocupação.

Situação mais grave no setor infantil

Os leitos destinados ao público infantil são os que demandam mais atenção, pois das 34 vagas disponíveis no Estado, apenas seis eram destinadas às crianças.

De acordo com os dados do painel de Leitos, cinco regiões não tinham leitos de UTI Neonatal, neste domingo. Sendo que as duas vagas estavam disponíveis no Meio Oeste e Serra catarinense e no Vale do Itajaí.

Já referente aos leitos Pediátricos, não havia mais vagas na Grande Florianópolis, Foz do Rio Itajaí, Meio Oeste e Serra catarinense e no Grande Oeste. Os outros quatro leitos estavam disponíveis nas demais regiões.

Governo de Santa Catarina prometeu 120 novos leitos

O Governo de Santa Catarina, em parceria com a SES-SC (Secretaria de Estado da Saúde), anunciou na última segunda-feira (29), uma medida importante para enfrentar a crise dos leitos de UTI.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Foram criados mais 120 vagas de leitos de terapia intensiva para o Estado e começariam a ser disponibilizadas a partir da última terça-feira (30).

“A saúde é prioridade no plano de governo e também para mim, particularmente. Estamos correndo atrás de leitos, com esses 30 de hoje no Hospital e Maternidade Imigrantes, mais 16 no Hospital Azambuja, já são mais 46 novos leitos para a região do Vale do Itajaí. Isso é levar a saúde a sério”, declara o governador Jorginho Mello (PL).

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governador planeja retomada gradativa da atividade econômica e projeta 713 novos leitos de UTI

O objetivo é adequar as medidas de isolamento à necessidade dos catarinenses com segurança.

Valmir Jose Bratti, de 68 anos, de Orleans, recebe alta da UTI após 30 dias internado; VEJA VÍDEO

O reencontro com sua filha Natalia foi emocionante. Em meio a lágrimas de felicidade, ele foi recebido pela equipe médica com aplausos calorosos

Após um mês na UTI enfrentando a Covid-19, paciente de Pescaria Brava recebe alta no HNSC, em Tubarão

A paciente deu entrada no Hospital no dia 21 de março, e no dia 27 foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva, onde precisou receber ventilação mecânica.

Coronavírus em SC: Hospital de Laguna ativará 10 leitos de UTI no começo de agosto

O Estado auxiliará com a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde, para garantir que o recurso do custeio seja pago pelo Governo Federal.