Geral

Liminar interrompe extração ilegal de seixos no Rio Tubarão, em Orleans

MPSC requereu a liminar para cessar os danos ambientais para os quais busca recuperação em ação civil pública.

Foto: JC®

O Ministério Público de Santa Catarina – MPSC obteve na Justiça medida liminar para determinar que a empresa BCL Empreendimentos cesse imediatamente a extração ilegal de seixos do leito do Rio Tubarão, no município de Orleans.

A atividade já havia sido paralisada administrativamente pela 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, mas a empresa desrespeitou o embargo. Agora, se voltar a operar no local, a BCL estará sujeita a multa diária de R$ 10 mil.

A ação foi ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Orleans após apurar, em inquérito civil, a desobediência da empresa em cessar a extração de seixos rolados no Rio Tubarão, em área nos fundos do CTG Orleanense, após o embrago da atividade pela Polícia Militar Ambiental.

A extração foi embargada em julho de 2017. Na ocasião, constatou-se que a empresa não tinha a licença ambiental e as autorizações necessárias para atividade (autorização de lavra do DNPM e outorga de recursos hídricos). Além disso, foi construída uma estrada para o tráfego de caminhões na margem do Rio Tubarão, em área de preservação permanente.

Neste mês de março, a Polícia Militar flagrou a empresa em plena atividade no mesmo local, desrespeitando o embargo. Diante da gravidade da situação, o Promotor de Justiça ingressou com a ação civil pública para cessar imediatamente o dano ambiental. No julgamento do mérito, requer a recuperação da área degradada e a indenização pelos danos ambientais causados.

A medida liminar foi deferida pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Orleans, determinando a paralisação das atividades realizadas sem as licenças e autorizações necessárias e a colocação de placa informativa no local sobre a existência da ação civil pública, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A decisão é passível de recurso. (ACP n. 0900013-66.2018.8.24.0044)

Colaboração: Comunicação MPSC

Notícias Relacionadas

MPSC acusa prefeita de Lauro Müller de fazer “verdadeira ação entre amigos”

Ação que teve liminar deferida para bloqueio de bens dos investigados alega “favorecimento intolerável” a escritório de advocacia.

Serramar: Estado e Deinfra têm 60 dias para iniciar obras de contenção de encostas

Deslizamentos entre Orleans e Pedras Grandes colocam usuários em risco.

Obras de pavimentação mudam trânsito sobre ponte do Rio Tubarão, em Lauro Müller

O Governo de Lauro Müller realiza, nesta semana, trabalhos para retirada do pavimento antigo na rua Dr. Valdir Cotrin, no Centro, para andamento da revitalização na via.

MPSC questiona lei estadual que restringe o prazo para cassação da CNH

Ação foi ajuizada contra a lei que só permite a suspensão do direito de dirigir se o processo administrativo for instaurado no mesmo ano em que ocorrer a notificação.