Geral

Rota dos Jesuítas integrará cidades do Sul e Planalto Serrano

O projeto irá ligar o Sul a Serra Catarinense a partir da conclusão das obras na BR-285, no trecho que liga Timbé do Sul a São José dos Ausentes.

Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller

Um encontro, realizado nessa terça-feira (20) em Urubici, reuniu prefeitos de municípios da região Sul, planalto Serrano e gestores do setor do turismo que juntos discutiram a implantação da Rota dos Jesuítas. Representando o município de Lauro Müller, o prefeito Valdir Fontanella, ao lado da primeira-dama, Maria Emília Cesconetto e do secretário de Turismo, Luciano de Melo Philippi, participou do encontro, que formou um grupo de trabalho para alinhar o roteiro que deverá ser implantado na região.

O prefeito Serginho Rodrigues e a secretária de turismo Maria Lúcia Vieira Machado representaram Bom Jardim da Serra. De Nova Veneza, esteve presente o prefeito Rogério Frigo e por Siderópolis, o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.

Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller

“É um assunto de total interesse do nosso município. Trata-se de um projeto que vem para fortalecer o turismo não só de Lauro Müller, mas como também destes outros municípios da nossa região que irão integrar este roteiro, que contempla a região Sul e a Serra Catarinense. Nosso governo tem trabalhado para fortalecer cada vez mais este setor e agora este projeto vem somar a este todo trabalho, tendo em vista que certamente a nossa Serra do Rio do Rastro será um dos principais atrativos desse roteiro, ligando as estas duas lindas regiões, ricas em belezas naturais”, destacou Fontanella.

No encontro, o empreendedor Wirto Schaeffer e o responsável técnico pelo projeto, André Monsores ampliaram as discussões do projeto que irá ligar o Sul a Serra Catarinense a partir da conclusão das obras na BR-285, no trecho que liga Timbé do Sul a São José dos Ausentes.

Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller

“É uma causa que está há muitos anos atrasada e é muito importante fazer acontecer o mais rápido possível a Rota dos Jesuítas. Daqui há três anos teremos o maior roteiro do sul do Brasil” revelou Wirto Schaeffer, ao recepcionar aos convidados.

Para o responsável técnico pelo projeto, André Monsores, o intercâmbio turístico depende da solidificação do grupo de trabalho. “O turismo é uma força transformadora. O intercâmbio entre os visitantes da Serra Catarinense e as cidades do Sul através da Rota dos Jesuítas é uma das maneiras mais rápidas e baratas para o fomento do setor, principalmente para aquelas cidades que ainda não despertaram para o turismo, mas que possuem grande potencial. Para consolidarmos a criação da Rota dos Jesuítas é preciso compor uma equipe de trabalho engajada e integrada e que aplique as melhores práticas indicadas pelo Ministério do Turismo para que seu crescimento seja perene. É preciso que a rota promova transformações socioeconômicas e contribua para o desenvolvimento e o bem-estar social das cidades que a compõe”.

Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller

Ainda na reunião o técnico Monsores apontou os dez principais passos para implantação da rota que são: identificar os atores turísticos; analisar o mercado e definição de segmentos, identificar os possíveis impactos socioculturais e econômicos; levantamento das ações necessárias para a implementação do roteiro turístico, fixação de preços a serem cobrados e teste do roteiro; qualificação dos serviços turísticos, promoção e comercialização e monitoria e avaliação. Ele acrescenta que é essencial que se faça um Planejamento Estratégico e um Plano de Marketing visando identificar o cliente em potencial e lhe oferecer um produto de grande valor comercial. “O que a Rota dos Jesuítas tem para oferecer é único no turismo brasileiro. Precisamos saber comunicar isso e converter vendas”, finalizou.

Colaboração: Assessoria de Comunicação do Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).

Mascotes da Festa do Agricultor de Lauro Müller fazem visitas a bairros e divulgam evento

Encontro com moradores acontece uma semana antes do início do evento e pessoas interagem com personagens, conhecendo atrações e programação da festa.

Shows com Vigário Jack, Candieiro e Concurso de Terno de Reis marcam encerramento do Encantos de Natal em Lauro Müller

A abertura da programação aconteceu no dia 4 de dezembro, quando um grande desfile de Natal levou milhares de pessoas para a região central da cidade.