Geral

Novo Coronavírus: foco é a prevenção em Criciúma

Governo municipal prepara materiais informativos para a população, local adequado para tratamento de eventuais casos e capacitações para equipes multiprofissionais dos serviços de saúde.

Divulgação

Diante do cenário internacional, nacional e confirmação de dois casos em Santa Catarina do novo Coronavírus (COVID-19), o Governo de Criciúma organizou uma coordenação estratégica com equipes multiprofissionais para intensificar a prevenção da doença no município. O prefeito Clésio Salvaro convocou um gabinete de avaliação com profissionais de Saúde, de laboratórios particulares, serviços de segurança pública e universidade, durante esta quinta-feira (11). As equipes devem se reunir frequentemente para debater novas estratégias para possíveis mudanças de situação.

Uma das questões abordadas e definidas foi a preparação de um local adequado para avaliação e tratamento de eventuais casos. Em princípio será na atual Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, localizada ao lado do Hospital São José. De maneira emergencial a atual estrutura será transferida para o novo prédio, na rua João Pessoa, já neste final de semana. Uma campanha informativa será intensificada e recomendações serão difundidas entre a população.

Além disso, todos os dias a Vigilância Epidemiológica irá encaminhar boletins informativos com o cenário real municipal referente ao COVID19 e os profissionais de saúde serão capacitados para estarem preparados para o atendimento a eventuais pacientes. “Nossa preocupação se acentuou com a confirmação de casos em Santa Catarina. Queremos estar preparados para evitar que a doença atinja nossos moradores e para isso precisamos unir forças e contar com a ajuda da própria população, já que a prevenção ainda é o melhor a se fazer”, ressaltou Salvaro.

“Nossa solicitação para a população é de que procurem as Unidades Básicas de Saúde se sentirem os sintomas da doença. Lá nossos profissionais estarão preparados para os encaminhamentos necessários. Também pedimos que evitem a ida desnecessária às UBSs e acentuem o protocolo da gripe, com lavagem de mãos, evitar aglomerações, cobrir o rosto ao tossir e espirrar, entre outros”, explicou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

Em Criciúma, até o momento, já foram notificados nove casos suspeitos do COVID19, sendo seis deles moradores da cidade. Segundo informações da Secretaria de Saúde, todos apresentam quadros estáveis e seguem em quarentena, acompanhados por profissionais da área da saúde. O resultado dos exames deve sair na próxima semana.

Participaram da reunião representantes dos hospitais São José, São João Batista e Unimed, Associação Brasileira de Médicos (Abramed), Corpo de Bombeiros, Laboratórios Particulares, Defesa Civil, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Recomendações da Vigilância Epidemiológica/Setor de Agravos:

• Primeiramente sem pânico, apesar do cenário mundial, não temos nenhum caso confirmado até o momento no município, portanto é tempo de intensificarmos as medidas de prevenção e controle, para fazermos uma história diferente;
• Lave sempre as mãos;
• Cubra o rosto quando tossir ou espirrar (de preferência com o ombro e o antebraço);
• Desconsiderem informações recebidas de fontes não oficiais. As fontes oficiais são: Vigilância Epidemiológica do município; Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (DIVE), Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial de Saúde (OMS);
• Evite aglomerações e circulação por locais com grande número de pessoas;
• Evite beijos, abraços e apertos de mão;
• Mantenha os ambientes arejados;
• Visitas aos idosos podem esperar. Os idosos são a população mais vulnerável, portanto cabe protegê-los e dentro do possível utilizar os meios de comunicação;
• Ao apresentar sinais e sintomas de alerta procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Muito importante evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência, para evitar risco maior.

Colaboração: Comunicação DECOM

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Município de Orleans edita novo decreto que define medidas mais rigorosas de combate ao novo coronavírus

O descumprimento de algumas medidas pode representar multas, no valor de R$ 1.394,25, além da interdição de estabelecimentos comerciais.

Eleição 2020: Com foco na defesa da família, PSC quer se fortalecer em Orleans

O presidente Davi Boeira destaca que o partido ainda é novo na cidade, mas pretende crescer defendendo a família e as crianças.

Vigilância em Saúde de Criciúma promove oficina para planejar ações, prevenção e controle de doenças

Capacitação aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)