Geral

Sicredi abraça a doação de sangue no Dia C de Cooperar

Além de programação especial no Hemosc, agências celebram o cooperativismo em iniciativas de arrecadação e melhorias para entidades e comunidades.

Foto: Divulgação / Comunicação Sicredi Sul SC

A busca por realidades mais justas, sustentáveis e felizes soma milhões de brasileiros e será celebrada, em 30 de junho, no Dia C de Cooperar. O Sicredi, mais uma vez, se une à Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB na formação de uma corrente do bem pelo país. Na região, a mobilização se concentrará no Hemosc de Criciúma, entre os dias 25 e 29, envolvendo colaboradores, associados e comunidade.

“Será uma programação especial para evidenciar que quando cada um colabora, doa algo ou se doa, o resultado é impactante. Assim é com o cooperativismo, crescemos juntos, com a participação de cada membro e desenvolvendo as comunidades em que estamos inseridos”, enaltece Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

A expectativa, segundo a responsável pelo setor de captação do hemocentro, Maria Regina Boteon Buttne, é conscientizar que a doação de sangue é um gesto simples, porém fundamental para o atendimento de 25 clínicas e hospitais, de Imbituba a Passo de Torres. “O ideal é registrarmos de 50 a 70 doações por dia, mas nem sempre conseguimos”, relata.

Os doadores também poderão cooperar com outra causa reconhecida na região. No decorrer da semana, o Hemosc será ponto de arrecadação da Farmácia Solidária, iniciativa sem fins lucrativos da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc que arrecada medicamentos e, após triagem, distribui gratuitamente mediante apresentação de receita médica.

Horta comunitária, em Morro da Fumaça – Foto: Divulgação / Comunicação Sicredi Sul SC

Programação pela região

Pela região, diversas comunidades e instituições descobrirão como a cooperação pode fazer a diferença. Em Araranguá, a Casa Lar Irmã Carmen, atualmente com 42 crianças e adolescentes acolhidos, move o Dia C. Leite, achocolato, bolacha, fralda, materiais de higiene pessoal e produtos de limpeza podem ser entregues na agência e na Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense – Aciva.

Em Braço do Norte, o Consórcio Intermunicipal da Criança e Adolescente – Ciaca também está contemplado na iniciativa, com a arrecadação de leite e agasalhos.

No Distrito de Rio Maina, a agência convida a comunidade a contribuir com alimentos não perecíveis, a serem destinadas a famílias carentes do distrito. Ainda em Criciúma, no bairro Próspera, a mobilização é por fralda geriátrica, leite e bolachas em prol da Casa de Repouso Bom Jesus. Um dia especial, com almoço e música, marcará a entrega das doações.

Em Tubarão, o Abrigo dos Velhinhos, também participa desta rede do bem. Como principais necessidades, estão leite, adoçante e amido de milho. Já em Imbituba, colaboradores e parceiros estão mobilizados por melhorias na Casa de Repouso Imaculada Conceição. Um bingo beneficente também será realizado para angariar recursos à entidade.

Em Morro da Fumaça, os trabalhos já iniciaram. Junto à Fundação Municipal do Meio Ambiente – Fumaf e parceiros, colaboradores do Sicredi cooperaram para o desenvolvimento de uma horta comunitária em Estação Cocal, a primeira de três. A agência está engajada ainda em arrecadar livros para a Biblioteca Social, iniciativa de moradores da rua Tadeu Sigieski Jr.

Em Içara, o módulo de esportes será repaginado, com a cooperação da Associação Empresarial de Içara – ACII e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. A estrutura recebe mais de quatro mil pessoas anualmente. Já a Casa de Repouso Santo Expedito, em Meleiro, receberá os colaboradores de Forquilhinha para uma manhã de integração, com um café especial e brincadeiras.

Sobre o Dia C

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Em 2017, o Dia C beneficiou mais de dois milhões de pessoas.

Colaboração: Daniela Soares / Comunicação Sicredi Sul SC Criciúma

Fotos: Gabriela Recco e Daniela Soares

Notícias Relacionadas

“Qual Vai Ser?” mobiliza jovens para a reflexão sobre escolhas

Fahece contrata profissionais para atuar no Hemosc de Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 04 e 11 de setembro.

Coronavírus em SC: Hemosc reforça a necessidade da doação de sangue durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 tem causado queda nas doações de sangue em Santa Catarina.

Impactado pelo cooperativismo, morador de Imbituba vai a Diamantino (MT) em campanha nacional do Sicredi

Um associado vai até o município onde mora outro, evidenciando intercâmbios de trajetórias pessoais e de vivências com a instituição.