Poder Legislativo

Uma Moção de Aplausos e quatro Requerimentos são aprovados pelos vereadores de Lauro Müller

Na oportunidade, os legisladores também apresentaram duas Indicações e um Pedido de Informação.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Os vereadores de Lauro Müller aprovaram, por unanimidade, uma Moção de Aplausos e quatro Requerimentos. A sessão ordinária foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 29. Na ocasião, os legisladores também apresentaram duas Indicações e um Pedido de Informação.

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Rodrigo Dias (PSDB), Guilherme Coan (PP), Ricardo Fontanella (PP), Alexsandro Marchioli (PP), Lindomar Cataneo (PSD), Sysse Alves Velho (MDB) e Ema Hofmann Benedet (MDB).

Confira a sessão ordinária na íntegra por meio deste link.

Proposições:

Indicação nº 61/2023, de autoria dos vereadores Ema Hofmann Benedet, Sysse Alves Velho; Rodrigo Dias, Valdecir Miotello, Lindomar Cataneo e Manoel Leandro Filho: Instalação de luminárias na Estrada Geral de Rio Amaral Gruta e na ponte molhada que liga os bairros Sumaré e Arizona. Justificativa: “As medidas sugeridas proporcionarão melhores e dignas condições de vida para as famílias residentes nestas duas áreas e adjacências, bem como mais segurança para quem transita por estes locais”.

Indicação nº 62/2023, de autoria do vereador Valdecir Miotello: Pavimentação com asfalto do trecho final da Rua do Expedicionário, no bairro Arizona. Justificativa: “Com a construção da ponte molhada, ligando o Arizona ao Sumaré, o movimento de veículos aumentou consideravelmente naquela via. Como o trecho é de chão batido, os moradores reclamam do volume de poeira que o tráfego provoca”.

Pedido de Informação nº 7/2023, de autoria do vereador Guilherme Coan: Informar para esta Casa o valor mensal gasto com a compra de medicamentos nos últimos dois anos por via judicial, junto ao CISAMREC e às farmácias credenciadas.

Justificativa: “É importante, para esclarecimento da população atendida, bem como para melhoria das políticas públicas, tendo acesso dos valores gastos com tratamentos, medicamentos que só vem aumentando, não só em nível municipal, mas também no estado e por todo o país. Por meio deste relatório, será possível também buscar recursos financeiros com nossos representantes e governos nas esferas estadual e federal”.

Ordem do Dia

Moção nº 9/2023, de autoria dos vereadores Ema Hofmann Benedet, Sysse Alves Velho, Rodrigo Dias, Valdecir Miotello, Alexsandro Marchioli, Guilherme Coan, Lindomar Cataneo, Manoel Leandro Filho e Ricardo Fontanella. Aprovada por unanimidade.

Moção de Aplausos ao lauromüllense Vilmar Dal Bó Maccari, doutor e mestre em Ciências Econômicas e Políticas, escritor e autor do livro “Os dias eram assim”, pelo lançamento da obra que narra a imigração da família italiana Dal-Bó, para o Sul de Santa Catarina. No ano de 2022, celebrou-se 145 anos de imigração italiana no Sul de Santa Catarina.

Para marcar a importância da imigração e dos italianos para a região, Vilmar Dal Bó Maccari, lauromüllense que atualmente vive em Florianópolis, lançou o livro “Os dias eram assim”, em Treviso, na Itália, no mês de janeiro deste ano e, posteriormente, aqui no Brasil, em Urussanga, no dia 28 de abril.

Movido pelo afeto e pela vontade de interligar passado, presente e futuro, Vilmar Dal Bó Maccari fez uma pesquisa que narra a vinda da família Dal-Bó, da qual é membro, da Itália para o Brasil no ano de 1880, com destino à Colônia de Urussanga, aqui no Sul de Santa Catarina. Esta pesquisa resultou no livro “Os dias eram assim – I Giorni Erano Così: Dal-Bó, a família do Boi”.

O livro não é uma história isolada, começa a narrar um sobrenome, mas vai se entrelaçando com a história de outros sobrenomes e vai dando a história de outras raízes. Pelo resgate histórico apresentado nesta obra, enriquecendo nossa cultura e que servirá de fonte de pesquisa para muitas pessoas do presente e do futuro, o Poder Legislativo de Lauro Müller tem a imensa alegria de aplaudir, com esta Moção, o escritor conterrâneo, autor do livro “Os dias eram assim”, Vilmar Dal Bó Maccari.

Requerimento nº 8/2023, de autoria do vereador Lindomar Cataneo: Envio de ofício às senhoras Daniela da Silva de Souza Rodrigues e Daniele Viviam de Oliveira, psicóloga e chefe de RH, respectivamente, da Carbonífera Catarinense. Convidando-as para participarem da sessão ordinária desta Casa, em 12 de junho de 2023, às 19 horas, para explanarem sobre a parceria da empresa com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e a SATC – Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão, objetivando a qualificação da mão de obra em nosso município. Aprovado por unanimidade.

Requerimento nº 9/2023, de autoria dos vereadores Sysse Alves Velho, Ema Hofmann Benedet, Rodrigo Dias, Valdecir Miotello, Lindomar Cataneo e Manoel Leandro Filho: Envio de ofício ao senhor Enaldo dos Santos, gerente regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC de Criciúma, solicitando que a empresa restabeleça o atendimento em horário comercial no escritório de Lauro Müller. Aprovado por unanimidade.

Justificativa: “A decisão adotada pela CELESC, de diminuir o horário de atendimento ao público no escritório local de Lauro Müller, conforme determinação da Resolução Normativa nº 414/2010, gerou uma série de transtornos à nossa população, motivando, inclusive, inúmeras reclamações. O atendimento ao público apenas no período da tarde deixa a desejar, uma vez que, em nossa cidade, muita gente trabalha em turnos distintos em empresas como mineração e fábricas e apenas meio período prejudica o seu acesso à Celesc quando precisa dos serviços do escritório”.

Requerimento nº 10/2023, de autoria dos vereadores Sysse Alves Velho, Ema Hofmann Benedet, Rodrigo Dias, Valdecir Miotello, Lindomar Cataneo e Manoel Leandro Filho: Envio de ofício ao Senhor Enaldo dos Santos, gerente regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC de Criciúma, solicitando que a empresa adquira uma camionete e que esta seja destinada junto com uma equipe de eletricistas para realização de plantão em Lauro Müller. Aprovado por unanimidade.

Justificativa: “Com as mudanças adotadas pela Celesc, deslocando os profissionais de carreira da empresa para Tubarão e contratando uma única equipe terceirizada para atender Orleans e Lauro Müller, nossa população acabou sendo prejudicada nesse processo. Em caso de necessidade de atendimento é preciso aguardar pelo deslocamento da equipe de Orleans até Lauro Müller, sem contar que os profissionais não conhecem bem a rede elétrica do nosso município para prestar um atendimento célere.

Outra questão é que, se ocorrer problemas simultâneos nas duas cidades, Lauro Müller vai ficar em segundo plano, pois, como a equipe está baseada em Orleans, é mais do que natural que primeiro seja dado atendimento àquele município, para só depois atenderem nossa cidade. Considerando a substancial arrecadação que a Celesc tem em nossa cidade, a população de Lauro Müller não pode ser discriminada e ficar sem um atendimento eficaz e de qualidade por parte dessa empresa”.

Requerimento nº 11/2023, de autoria dos vereadores Ema Hofmann Benedet, Sysse Alves Velho, Rodrigo Dias, Valdecir Miotello, Lindomar Cataneo e Manoel Leandro Filho: envio de ofício ao senhor Enaldo dos Santos, gerente regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC de Criciúma, solicitando que a empresa execute a troca do local de um poste na Rua Paulo Dal Ponte, bairro Sumaré, em Lauro Müller. Aprovado por unanimidade.

Justificava: “Com a construção da ponte molhada que liga os bairros Sumaré e Arizona, este poste acabou ficando no meio da estrada, na cabeceira da ponte que fica do lado do Sumaré. Por isso, é necessária tal medida, para que não ocorra nenhum acidente naquele local”.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.