Poder Legislativo

Vereadora propõe troca de material reciclável por alimentos em Cocal do Sul

Sessão Legislativa ainda foi marcada pela discussão de outros assuntos, entre eles a suspensão do Bolsa Atleta.

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A Câmara de Vereadores de Cocal do Sul votou e aprovou em sessão legislativa de terça-feira (03) a indicação para a implantação do Projeto Troca Solidária no município. O princípio básico da proposta motivar a troca de material reciclável por alimentos.

A iniciativa é da vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP), que foi aprovada por todos os vereadores. “As pessoas separam o material reciclável e a cada 4 quilos, podem trocar por um quilo de alimento. São frutas ou verduras de agricultores da cidade”, comenta Giovana em defesa da indicação.

E para que o projeto funcione, a troca aconteceria junto aos feirantes e agricultores da cidade. “Temos todas as sextas, a feira. Pode-se criar um outro dia só para realizar essa troca, utilizando aquele espaço que já existe”, propõe o vereador Marcel Freitas (PSDB) ao antecipar apoio à aprovação da indicação da vereadora.

“Com certeza essa troca vai despertar o interesse das pessoas. São iniciativas que vêm para somar. Realmente uma ideia que pode ser elaborada buscando atender com eficiência toda a população”, destacou o vereador Richardson Vieira (PDT).

A indicação fortalece o projeto aprovado no mês passado, também pela vereadora Giovana, o Lixo Zero, que busca conscientizar a população sobre a reciclagem através de práticas realizadas dentro das escolas. “Lixo Zero é possível e temos que trabalhar em cima disso. O material reciclado pode ser transformado em muitas coisas, como até mesmo mochilas. Lixo é dinheiro”, defende a vereadora.

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

E com este projeto, segundo o vereador Marcel, cresce a importância da criação de uma cooperativa de reciclagem na cidade. “Tem uma empresa em Cocal do Sul que compra plástico. Uma cooperativa seria muito importante, gerando inclusive mais empregos para várias famílias e diminuindo o custo do Poder Público com lixo no aterro de Urussanga, com tempo limitado”, enfatiza.

A discussão sobre a cooperativa já vem de longa data, segundo a presidente da câmara e vereadora Roseny Citadin Barbosa, a Nega (MDB). “O vereador Geraldinho sempre trabalhou em prol de uma cooperativa e não saiu. Quem sabe agora com todos estes projetos que a vereadora Giovana está apresentando junto com outros vereadores, não se faz este trabalho de conscientização e possa sair definitivamente esta cooperativa”, comenta a Nega.

Bolsa Atleta suspenso, pelo menos até a sessão.

Os vereadores comentaram durante a sessão legislativa sobre a suspensão do auxílio do Bolsa Atleta, aos esportistas da cidade. O assunto foi motivado após o vereador Érik Pereira Zeferino (PC do B) adiantar sobre a elaboração de um projeto que transforma o Departamento de Esportes em autarquia.

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

“Dá poder para aquele atleta do município e mais autonomia no gerenciamento de recursos a eles. Comida, roupas, transporte… Esse projeto é de São Miguel do Oeste e visa limitar o pedido de recursos junto ao Poder Executivo para o incentivo ao esporte e aos atletas”, destacou Érik.

O vereador Marcel se mostrou favorável. “Dentro do orçamento destinado ao setor eles estarão se organizando para a utilização dos recursos. Com a criação da autarquia, facilita, o investimento para o desenvolvimento do esporte amador e profissional de Cocal”, afirmou.

“Nos mobilizaremos para questionar o Poder Executivo. Os professores têm muita dificuldade e as atividades começam muito tarde e finalizam muito cedo durante o ano. A intenção é que, quando se inicia o ano letivo, que comece também no mesmo período”, comenta a vereadora Nega.

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

O vereador Luiz Henrique Bittencourt (PP) concordou com os demais vereadores. “Falta algo mais no Esporte e isso pode ser contemplado através da transformação de departamento em autarquia. Vamos levar ao conhecimento do Executivo para sensibilizá-lo. Isso também valoriza os profissionais por acompanhar o ano letivo das escolas.

Ainda durante a semana, o Governo Municipal de Cocal do Sul anunciou a abertura das inscrições para o Bolsa Atleta deste ano.

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Cocal do Sul assina convênio com Unibave para castração de 30 animais de rua por mês

O objetivo é controlar o crescimento populacional de cães e gatos

Dubai Residence surpreende ao ser entregue com seis meses de antecedência em Cocal do Sul

Construtora e incorporadora GALLIFONTANELLA prezou por requinte, qualidade e diferenciais únicos na construção do novo empreendimento. Inauguração ocorreu nesta sexta-feira (14)