Poder Legislativo

Vereadores aprovam Projeto de Lei que prevê alteração no Estatuto dos Servidores Municipais de Orleans

Após controvérsia e ampla discussão, o Projeto de Lei Complementar nº 7/2021 foi aprovado por unanimidade.

Foto: Lucas Madeira

O Projeto de Lei Complementar nº 7/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a alteração da Lei Complementar que estabelece o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais (Lei Complementar nº 1.929/2005), gerou polêmica durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lei nesta segunda-feira, dia 29. Porém, após ampla discussão, foi aprovado por unanimidade.

No Grande Expediente, firam uso da tribuna os seguintes vereadores: Paulo Canever (PSD), Marlise Zomer (PSDB), Pedro João Orben (MDB), Euclides Pilon (PSDB), Valter Orbem (PSD), Osvaldo Cruzetta (PP), Gabriel Bianco (MDB), Dovagner Baschirotto (MDB), Maiara Dal Ponte Martins (MDB) e a presidente da Casa Legislativa, Mirele Debiasi (PSDB).

A sessão ordinária contou com a presença de representantes dos servidores públicos municipais. Confira na íntegra através deste link.

Na Ordem do Dia:

Projeto de Lei Complementar nº 7/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a alteração da Lei Complementar que estabelece o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais (Lei Complementar nº 1.929/2005), e dá outras providências. – Aprovado por unanimidade.

O Projeto de Lei contou com o voto divergente, apresentado pelo vereador Osvaldo Cruzetta:

“Em observância aos preceitos legais que fundamentam o ordenamento jurídico local, e com base no Regimento Interno desta Casa Legislativa e ainda por entender ser mais benéfico aos servidores a manutenção do percentual de 60%, diferentemente do percentual de 45% apresentado pelo Executivo, apresento voto divergente do parecer conforme redação que segue: “[…] Art. 125. Incorpora-se ao patrimônio do servidor, passando a integrar a remuneração, a Progressão funcional prevista no Plano de carreira, até o limite de 60% (sessenta por cento) do vencimento inicial do cargo, respeitados os direitos adquiridos até a publicação desta Lei[…]”.”

O voto divergente recebeu 6 votos contrário e 4 favoráveis, sendo derrubado. Votaram favoráveis: Valter Orbem (PSD), Paulo Canever (PP), Rodinei Pereira (PSD) e Osvaldo Cruzetta (PP). Votaram contrários: Pedro João Orbem (MDB), Maiara Dalponte (MDB), Dovagner Baschirotto (MDB), Gabriel Bianco (MDB), Marlise Zomer (PSDB) e Euclides Pilon (PSDB).

Além disso, com relação ao Art. 44 § 4º, foi sugerida uma emenda aditiva, com a redação que segue: “[…] Será suspensa a contagem do período do estágio probatório do servidor afastado a qualquer titulo, exceto férias e afastamento para tratamento de saúde[…]”.

Projeto de Lei Legislativo – PL nº 14/2021, de autoria do vereador Paulo Canever, que declara como utilidade pública municipal a Sociedade Esportiva e Recreativa Taipa. – Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 104/2021, de autoria do vereador Valter Orbem, que o Executivo, através da Comissão de Trânsito, coloque placas de proibido estacionar um dos lados das Ruas Vereador Roberto Volpato e Hugo Carlos Claumann”. – Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 105/2021, de autoria do vereador Osvaldo Cruzetta, para que o Executivo altere a Lei nº 2.709, de 1º de abril de 2017, para que não seja mais cobrado honorários advocatícios das dividas ajuizadas, renegociadas pelos contribuintes municipais”. Rejeitada por 6 votos a 4.

Votaram favoráveis: Valter Orbem (PSD), Paulo Canever (PP), Rodinei Pereira (PSD) e Osvaldo Cruzetta (PP). Votaram contrários: Pedro João Orbem (MDB), Maiara Dalponte (MDB), Dovagner Baschirotto (MDB), Gabriel Bianco (MDB), Marlise Zomer (PSDB) e Euclides Pilon (PSDB).

Indicação nº 106/2021, de autoria do vereador Dovagner Baschirotto, que o Executivo, através da Comissão de Trânsito, coloque uma faixa elevada na Rua Vidal Ramos, no bairro Barro Vermelho”. – Aprovada por unanimidade.

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Siderópolis assina na Agroponte Lei que institui o Vale Feira para servidores públicos municipais

Com investimento anual de R$ 120 mil, medida deve impulsionar ainda mais a Agricultura Familiar municipal