Poderes Municipais

Vereadores de Orleans aprovam quatro Projetos e três Indicações em sessão ordinária

Os vereadores Mirele Debiasi, Dovagner Baschirotto, Paulo Canever, Valter Orbem, Osvaldo Cruzetta, Euclides Pilon e Pedro João Orbem fizeram uso da tribuna.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans desta segunda-feira, dia 2, foi marcada pela aprovação de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, um Projeto de Lei, dois Projetos de Lei Legislativos e três Indicações.

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Mirele Debiasi (PSDB), Dovagner Baschirotto (MDB), Paulo Canever (PSD), Valter Orbem (PSD), Osvaldo Cruzetta (PP), Euclides Pilon (PSDB) e o presidente da Casa Legislativa, Pedro João Orbem (MDB).

Na oportunidade, foram lidas duas correspondências recebidas. A primeira era de autoria do prefeito Jorge Koch, solicitando as dependências do plenário no dia 10 de março, próxima quinta-feira, às 16h30min, para realização de reunião para tratar da expansão do perímetro urbano do bairro Corridas.

A segunda era de autoria do cidadão Bruno José Mazuco Cândido, que enviou manifestação sobre possível descumprimento da Lei Orgânica Municipal e da Lei de Acesso à Informação, por parte da Prefeitura de Orleans.

Assista à sessão ordinária na íntegra:

Ordem do Dia:

Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2021, de autoria do Poder Executivo, que revoga os § § 1º e 2º do artigo 89, da Lei Orgânica do Município de Orleans. Aprovado por oito votos favoráveis e três contrários em primeira votação, de forma nominal. Votaram contra: Valter Orbem (PSD), Rodinei Pereira (PSD) e Osvaldo Cruzetta (PP).

Projeto de Lei PE nº 5/2022, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa de Parceria Público-Privada e concessões no Município de Orleans e dá outras providências. Aprovado por unanimidade em votação única.

Projeto de Lei Legislativo PL nº 2/2022, de autoria do vereador Pedro João Orbem, que concede reposição das perdas aos subsídios do prefeito e vice-prefeito do atual mandato e dá outras providências. Aprovado por unanimidade em votação única.

Projeto de Lei Legislativo PL nº 3/2022, de autoria do vereador Pedro João Orbem, que concede reposição das perdas aos subsídios dos vereadores de Orleans para a atual legislatura e dá outras providências. Aprovado por unanimidade em votação única.

Indicação nº 4/2022, de autoria do vereador Valter Orbem: Que o Executivo providencie, junto ao proprietário do terreno localizado na Rua André Sprícigo, no bairro Lomba, a construção da calçada ou que a própria faça e, posteriormente, cobre dos proprietários. Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 5/2022, de autoria da vereadora Mirele Debiasi: “Que o Executivo, através da Comissão de Trânsito, coloque uma faixa de pedestre em frente ao Posto de Saúde São Lucas e à Creche Santa Rita de Cássia (apenas referência), no bairro Centro”. Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 6/2022, de autoria da vereadora Mirele Debiasi: “Que seja enviado ofício à Regional Sul do Departamento Estadual de Infraestrutura, solicitando a instalação de uma faixa de pedestres na rodovia SC-390, em Orleans, em frente à Auto Elétrica Maneca (apenas referência), no bairro Samuel Sandrini”. Aprovada por unanimidade, com alteração proposta pelo vereador Paulo Canever.

Notícias Relacionadas

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.