Poderes Municipais

Vereadores de Siderópolis homenageiam primeiras damas e vices

Honraria foi entregue em Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Fotos: Fernanda Zampoli

Carregada de emoção e história. Assim foi a Sessão Solene “Mulher Destaque”, da Câmara de Vereadores de Siderópolis que aconteceu na noite desta segunda-feira (18). Alusiva ao Dia Internacional da Mulher a solenidade homenageou todas as Primeiras Damas e vices que exerceram a função, desde a emancipação do Município em 1958.

O decreto Legislativo de autoria dos vereadores Janete Trento (MDB) e do presidente da Casa, Roni Remor, o Lilo (PSB), assinado por todos os vereadores, teve o objetivo de reforçar, além da atuação da mulher na administração, o importante papel delas frente aos projetos sociais. “É um trabalho minucioso e de extrema importância, porque atua diretamente no desenvolvimento do cidadão, refletindo no desenvolvimento do município”, destacou o presidente Roni Remor.

Fotos: Fernanda Zampoli

“Existem mulheres fortes e mulheres que não descobriram sua força. Com certeza as ex-primeiras damas, vices e as atuais deixaram e deixam suas marcas com a criação ou continuação de projetos sociais e não recebem salário. É um trabalho voluntário, de doação a amor ao próximo”, acrescentou a vereadora Janete Trento.

O prefeito Hélio Cesa enalteceu a iniciativa do Legislativo, sobretudo o trabalho do vereador Clademir Manoel de Souza (MDB), o Peninha, que tem como uma de suas bandeiras às causas das mulheres. “A câmara tem prestado um importante serviço também neste sentido e enalteço o vereador Peninha pelo trabalho voltado à esta causa que é de formiguinha, mas deve ser enfrentado”, sublinhou. O chefe do executivo reforçou ainda a participação de Peninha, como palestrante da XII Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aconteceu no Fórum de Criciúma na última sexta-feira (15).

Peninha é autor dos Projetos de Lei que instituiu a Semana Municipal de Ações Voltadas à Lei Maria da Penha nas escolas de ensino fundamental, séries finais e de ensino médio, públicas e privadas e o “Dia Laranja”, onde no dia 25 de cada mês uma entidade ou empresa sideropolitana fica responsável pela promoção de ações de conscientização relacionadas a esse tipo de violência. Os parlamentares também homenagearam todas as mulheres presentes na sessão com a entrega de uma rosa.

Homenageadas:

Primeiras Damas:

Ondina Caruso MacDonald

Belmira Burato Bif (in memorian)

Begair de Lorenzi Trento

Nadir Cesa Fontanella

Zulma Freccia

Claudete Regina Dias Rossa

Selita Sachet Cesa

Olga Stopazzolli (in memorian)

Maria de Lourdes Correa Garcia

Aretusa Larroyd

Janice Goulart Garcia Ubialli

Lucia Fenilli Bonazza (in memorian)

Ana Tereza Sinfronio

Vices

Marlene Remor

Rosangela Bett Giongo

Solomi Rodrigues Velho Losso

Dolvina Rossa Levati (in memorian)

Marlene Crepaldi Feltrin

Anita Sonego (in memorian)

Catea Dagostin Donadel

Joanna Possoli

Maria Aparecida Aléssio

Dilma Bianchin Fontanella

Dama Elisa Dezoni Conti

Resumo da Sessão

Antes da Sessão Solene os vereadores aprovaram em Sessão indicações e requerimentos de melhorias para o município, além de apreciarem Projetos de Lei do Executivo que foram encaminhados às comissões.

Indicação 49/2019 – Criação de uma Pracinha no encontro da Avenida General Osvaldo Pinto da Veiga com a Rua Septimo Venturini. – Autores: Ver. Valentin A Maravai – PDT e Ver. Pedro V. de Souza – PP. – Coloco em

– Indicação 50/2019 – Colocação de lombofaixa na Rua Osvaldo Pinto da Veiga, emfrente à Escola de Educação Fundamental Silvio Ferraro. – Autores: Ver. Valentin AMaravai – PDT e Ver. Pedro V. de Souza – PP.

– Indicação 51/2019 – Reparos na Rua Antônio Dal Farra. – Ver. Pedro V. de Souza – PP.

– Indicação 52/2019 – Manutenção e reparos em todas as vias do Bairro Monte Negro. – Autor: Ver. Angelo Franqui Salvaro – PSB, Ver. Willian Bonassa – PSD, e Ver. Roni Remor – PSB. Coloco em Discussão-

Requerimento nº 19/2018 – Solicitando que seja encaminhado expediente à Associação Sideropolitana dos Amigos do Esporte (Asame), para que um representante compareça à esta Casa Legislativa em data a ser agendada a fim de esclarecer o direcionamento de verbas do convênio com o Executivo Municipal, projetos em desenvolvimento e resultados, prestação de contas e expectativas do projeto. – Ver. Pedro V. de Souza – PP.

Projeto de Lei do Executivo nº. 06/2019 – Dispõe sobre a criação do Departamento Municipal de Transito (DEMUTRAN), da Junta Administrativa de Recursos de Infração – JARI e dá outras providências.

Projeto de Lei do Executivo nº. 10/2019 – Revoga á Lei 1.021/94 e a Lei 1.604/2005 e Dispõe sobre a Politica Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente e Estabelece a estrutura e o funcionamento do Conselho Tutelar do Município de Siderópolis e dá outras providências.

– Projeto de Lei do Executivo nº. 12/2019 – Amplia o perímetro urbano do Município de Siderópolis e dá outras providências.

– Projeto de Lei do Legislativo 06/2019 – Institui o programa remédio em casa e dá outras providências.

 

Colaboração: Fernanda Zampoli – Assessoria de Imprensa da Câmara de Siderópolis

Notícias Relacionadas

Homem é assassinado e duas mulheres feitas de refém em Gravatal

Ocorrência foi registrada por volta das 11h20 pela Polícia Militar. Dois suspeitos foram presos.

Centro de Convivência: Siderópolis terá novo espaço para receber crianças, jovens, adultos e idosos

O local receberá grupos que integram o serviço de convivência, que totalizam 326 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Estado libera recursos para pavimentação da última etapa de acesso à Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis

Para o prefeito Cesa, foram muitos anos de espera por essas duas obras no município.

Jovens e mulheres terão prioridade na liberação de recursos dos Programas da Secretaria da Agricultura de SC

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, em Santa Catarina são quase 170 mil agricultoras e mais de 6,9 mil propriedades rurais administradas por jovens.