Poder Executivo

São Ludgero alcança a maior média da Amurel na avaliação feita pelo Tribunal de Contas do Estado

Vista da cidade de São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM de São Ludgero na avaliação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina é B e a média é a maior alcançada entre os municípios que formam a Associação dos Municípios da Região de Laguna – Amurel. O cálculo matemático é feito com base em sete índices setoriais.

A avaliação do Tribunal de Contas do Estado serve para saber se a visão e os objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva. Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Ambiental, Proteção dos Cidadãos e Tecnologia da Informação são avaliados. Também é observada se está sendo aplicado o percentual de 25% na Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Índice de Desenvolvimento Humano, Gasto Anual na Saúde e Índice de Vulnerabilidade Social.

Já a classificação dos Municípios é feita da seguinte forma: Porte Muito Pequeno, Porte Pequeno, Porte Médio e Porte Grande. São Ludgero se enquadra no município de Porte Pequeno que está entre 5 mil e 20 mil habitantes.
Ao comentar a média recebida o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Rodrigo Pavei, diz que a informação específica de cada pasta será levada aos secretários. “A avaliação nos dá um parâmetro, aponta que setor é preciso melhorar, bem como que no geral estamos seguindo pelo caminho correto”, enfatiza.

Para o prefeito Volnei Weber, a avaliação é boa, mas é necessário seguir melhorando. “Compartilhamos esta boa notícia com todos os colaboradores e a população em geral, mas a avaliação aponta que é possível avançarmos ainda mais em nossa média. Não se trata uma busca por média, mas uma melhora na gestão pública de forma geral e para isso que estamos trabalhando tanto”, pontuou.

Além de São Ludgero, na abrangência da Amurel, os municípios de Rio Fortuna e Treze de Maio também conquistaram a Média B. Os demais, todos foram avaliados com Média C+.

São Ludgero recebeu as seguintes notas:

Média Geral: B (0.64)
Educação: B (0.69)
Saúde: B (0.74)
Planejamento: C (0.46)
Gestão Fiscal: B+ (0.76)
Ambiental: C+ (0.56)
Proteção dos Cidadãos: C+ (0.53)
Tecnologia da Informação: C+ (0.44)

Avaliações:
A: Altamente Efetiva
B+: Muito Efetiva
B: Efetiva
C+: Em fase de adequação
C: Baixo nível de adequação

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

 

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Municípios da Amurel decidem ampliar as restrições para conter avanço da pandemia

Os prefeitos decidiram pelo fechamento do comércio de rua, shopping, bares e restaurantes nos sábados, domingos e feriados.