Esporte

Escola Atílio Ghisi realiza abertura da Coopa de Futebol Cooperativo, em Braço do Norte

Foto: Ana Caroline Bonetti

A Escola Municipal Atílio Ghisi, em Braço do Norte, realizou a abertura da Coopa de Futebol Cooperativo, nessa terça-feira (8). Trata-se de uma ação do Programa CooperJovem, através da parceria da Cerbranorte com o Sescoop/SC. A Coopa de Futebol Cooperativo, que, neste ano, está na sua 2ª edição, será realizada por duas semanas envolvendo brincadeiras cooperativas entre as equipes, jogos e desafios relacionados ao futebol.

Alguns jogos serão de disputas entre as equipes e num determinado momento as equipes serão trocadas. Outra atividade importante será a confecção de uma trave e uma bola, que serão levadas em pontos específicos da cidade, onde as pessoas tentarão fazer o gol. A intenção é envolver as pessoas e as autoridades nesta ação, através da campanha intitulada “gol solidário” para arrecadar mantimentos que serão doados a instituições.

Foto: Ana Caroline Bonetti

Nas palavras do professor Ramon, um dos professores responsáveis pelas atividades do CooperJovem, o propósito da Coopa é disseminar a cooperação, promover a cidadania e a cultura da paz nas escolas. Por isso, é muito importante mostrar aos alunos que cooperar, é muito melhor do que competir, pois, todo mundo ganha junto. Durante a realização do projeto muitos valores e ações são repassados diariamente, como respeitar, colaborar, cooperar, ajudar, unir e participar. Além disso, antes de iniciar a Coopa de Futebol Cooperativo, os professores participaram de diversos treinamentos de capacitação, para aprender a desenvolver as atividades do projeto e, assim, poder ensinar aos alunos.

O evento de abertura do projeto contou com a presença do presidente da cooperativa, Antonio José da Silva, e das coordenadoras do CooperJovem da Cerbranorte, Vanessa e Jackelini. O prefeito Roberto Kuerten Marcelino também esteve prestigiando o evento, juntamente com a coordenadora pedagógica Marlene Oliveira Santos, representando a Secretaria Municipal da Educação.

Foto: Ana Caroline Bonetti

O presidente Toninho, em sua fala, lembrou o quanto é importante a cooperação no dia a dia para o desenvolvimento da sociedade e da importância do apoio às entidades e também ao esporte na região. Na oportunidade, o prefeito Beto parabenizou a cooperativa por levar o cooperativismo para dentro das escolas através de um projeto diferenciado e inovador como o CooperJovem.

Colaboração: Ana Caroline Bonetti

Foto: Ana Caroline Bonetti

Notícias Relacionadas

Associação Atlética de Orleans precisa de apoio para fazer ainda mais história no futebol orleanense

Cerbranorte lança projeto “Energia Positiva” com apoio de voluntárias

Primeira ação do projeto será uma palestra sobre o tema “Depressão: baixa autoestima”, nesta terça-feira (19), na Afuc.

Natal dos Valores reúne mais de 2 mil pessoas no Centro de Braço do Norte

Evento contou com a participação e apoio de sete cooperativas de Braço do Norte e de Rio Fortuna.

Impactado pelo cooperativismo, morador de Imbituba vai a Diamantino (MT) em campanha nacional do Sicredi

Um associado vai até o município onde mora outro, evidenciando intercâmbios de trajetórias pessoais e de vivências com a instituição.