Poder Legislativo

Vereadores de Lauro Müller aprovam três Projetos de Lei e três Requerimentos

A 17ª sessão ordinária de 2022, da Câmara de Vereadores de Lauro Müller, foi realizada sob a presidência do vereador Lindomar Cataneo (PSD).

Foto: Sul in Foco

Com a presença de alguns cidadãos lauromüllenses na galeria do plenário, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lauro Müller foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 13, sob a presidência do vereador Lindomar Cataneo. Confira a sessão na íntegra através deste link.

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Valdecir Miotello (PDT), Rodrigo Dias (PSDB), Guilherme Coan (PP), Ricardo Fontanella (PP), Alexsandro Marchioli (PP), Ema Hofmann Benedet (MDB), Sysse Alves Velho (MDB), Manoel Leandro Filho (MDB) e Lindomar Cataneo (PSD).

Expediente:

Projeto de Lei Ordinária nº 34/2022, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet, que denomina de Alfredo Citadin a rua sem denominação, no bairro Quilômetro Cento e Sete, em Lauro Müller, e dá outras providências.

Proposições:

Indicação nº 87/2022, de autoria do vereador Valdecir Miotello: Instalar um corrimão de ferro no centro da escadaria que dá acesso à SC-390, no bairro Bela Vista.

Ordem do Dia

Projeto de Lei Ordinária nº 30/2022, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza o Município de Lauro Müller a transferir recursos financeiros ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lauro Müller e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Ordinária nº 31/2022, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza o Município de Lauro Müller a realizar Termo de Cessão de Uso, a título gratuito, do imóvel de matrícula nº 174, sem prazo determinado, para o Grupo Escoteiro Serra do Rio do Rastro, de Lauro Müller, e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.

Requerimento nº 18/2022, de autoria dos vereadores Sysse Alves Velho, Ema Hofmann Benedet, Manoel Leandro Filho, Lindomar Cataneo, Rodrigo Dias e Valdecir Miotello: Envio de ofício à Dra. Cintia Vieira Niero, médica hematologista, convidando-a para participar da sessão ordinária desta Casa, em 20 de junho de 2022, às 19 horas, com o objetivo de esclarecer, orientar e conscientizar sobre a importância das pessoas se tornarem doadores de sangue e de medula. Aprovado por unanimidade.

Justificativa: “Foi aprovada recentemente nesta Casa a lei que “institui o Junho Vermelho para conscientizar e estimular a sociedade sobre a doação de sangue e de medula óssea no âmbito do município de Lauro Müller. Sabemos que doar sangue é um ato de solidariedade. De acordo com os Hemocentros, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e é com base nesta informação que precisamos conscientizar homens e mulheres a praticarem este ato tão nobre. Entendemos que é só com a mudança de atitudes e comportamentos que poderemos levar as pessoas a tornarem-se doadoras conscientes do seu papel neste processo de salvar vidas”.

Requerimento nº 19/2022, de autoria do vereador Ricardo Fontanella: Envio de oficio ao coordenador regional Sul da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, senhor Gustavo Thaufemback, solicitando a inclusão no projeto de revitalização da SC-390, de uma ciclovia no distrito de Guatá, com extensão de dois quilômetros em direção à Serra do Rio do Rastro. Aprovado por unanimidade.

Justificativa: “A rodovia possui um fluxo intenso de ciclistas, principalmente nos fins de semana, com visitação de turistas de diversas partes do país que vêm a Lauro Müller para conhecer a Serra do Rio do Rastro. A iniciativa também visa incentivar as pessoas a aderirem essa modalidade esportiva, bem como motivar os ciclistas locais. Entendemos que essa ação também vai fomentar o turismo da cidade, colocando a Serra do Rio do Rastro em maior visibilidade turística”.

Requerimento nº 20/2022, de autoria do vereador Ricardo Fontanella: Envio de oficio ao Diretor da Celesc de Criciúma, senhor Cleicio Poleto, para que execute a troca do local dos postes na Estrada Geral da comunidade de Guatá de Baixo, em Lauro Müller. Justificava: “Os postes encontram-se muito próximos à estrada, o que dificulta o trânsito dos carros e caminhões e a manutenção da via”. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Complementar nº 2/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (SMDC), institui o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon), a coordenadoria municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDD), e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.

Notícias Relacionadas

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.