Poder Legislativo

Galeria Lilás é inaugurada na Câmara de Vereadores de Lauro Müller

O intuito da iniciativa é enaltecer as mulheres que fizeram ou fazem parte do Legislativo de Lauro Müller.

Foto: Câmara de Vereadores de Lauro Müller

A Galeria Lilás, criada por meio Resolução nº 3/2023, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet, foi inaugurada em Lauro Müller, nesta segunda-feira, dia 22. O intuito da iniciativa é enaltecer as mulheres que fizeram ou fazem parte do Legislativo de Lauro Müller.

Desde a eleição da vereadora Dilma do Espírito Santo, em 9 de abril de 1961, quando, pela primeira vez, uma mulher ocupou uma cadeira no Legislativo lauromüllense, a participação feminina na política do município tem evoluído lentamente.

Nos 66 anos de história de Lauro Müller, apenas 11 mulheres tiveram a oportunidade de se tornar vereadoras, na condição de titulares ou de suplentes. Na atual legislatura, as vereadoras eleitas representam 22,25% do total de vagas.

Na Galeria Lilás, foram homenageadas, até o momento, as seguintes mulheres: Dilma do Espírito Santo, Terezinha da Costa Bochi, Laudicéia Righetto Rotta, Heloisa Ramos Gazola, Soraya Cúrcio Librelato, Ema Hofmann Benedet e Sysse Alves Velho.

“As conquistas desde de 1961 foram importantes para chegarmos até aqui, mas há muito mais a ser conquistado ainda e nós iremos em busca disso. Para mim, é uma honra iniciar esta galeria e poder acompanhar, com o passar do tempo, mais quadros sendo colocados em nossa Galeria Lilás”, afirmou a vereadora e presidente da Casa Legislativa, Ema Hofmann Benedet.

Sessão ordinária

Foto: Câmara de Vereadores de Lauro Müller

Também nesta segunda-feira, foi realizada a sessão ordinária. Na ocasião, atendendo ao Requerimento nº 6/2023, do vereador Rodrigo Dias, a secretária de Turismo de Lauro Müller, Patrícia Pontaldi Breis, fez uso da tribuna para falar sobre os trabalhos desenvolvidos e respondeu às perguntas dos vereadores.

Entre as Proposições, estava a Indicação nº 60/2023, de autoria dos vereadores Lindomar Cataneo, Ema Hofmann Benedet, Sysse Alves Velho, Rodrigo Dias, Manoel Leandro Filho e Valdecir Miotello: Que o Executivo Municipal viabilize um termo de cessão de uso do prédio onde funcionava o antigo Centro de Especialidades Médicas, em frente à sede da APAE, em favor da Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Justificativa: “Desde a sua fundação, em 2 de agosto de 2021, a AMA vem promovendo com excelência aquilo que está proposto em seu estatuto: o bem-estar e o ajustamento dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando a relevância desta entidade para a nossa sociedade, é importante que o poder público, de alguma forma, contribua e auxilie para que a AMA possa continuar atuando e assistindo os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. A título de informação, a AMA assiste atualmente 30 autistas, em Lauro Müller e, de acordo com registros da entidade, tem sete crianças e jovens na fila de espera aguardando por uma vaga”.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.