Litoral

Água de “fonte milagrosa” em Angelina é considerada imprópria para consumo

Vigilância Sanitária colocou uma placa de alerta na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

A fonte que fica na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Angelina, na Grande Florianópolis, que é considerada sagrada pelos fiéis católicos, recebeu uma placa de advertência pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina nesta terça-feira (23). A água proveniente da fonte foi considerada imprópria para consumo por técnicos do órgão.

A medida que deixou a população da cidade, de 6 mil habitantes, insatisfeita. De acordo com reportagem da NSC TV, os moradores ficaram contrariados também com outra ação da Vigilância Sanitária: outra fonte natural, que é usada há anos por eles, foi lacrada porque a água também está imprópria.

A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é uma das fontes do turismo da região conhecida como Vale das Graças. Há décadas os romeiros que visitam o local têm o costume de encher galões com a água que passa perto da imagem católica. A crença é que o líquido que escorre pelas pedras da gruta tenha poderes milagrosos.

O relatório da Vigilância mostrou a presença da bactéria Escherichia coli. Mas um dos moradores da área, disse que sempre tomou a água, nunca sentiu nada e a prefere porque não gosta da água distribuída pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

O prefeito de Angelina não estava na cidade nesta quarta-feira, de acordo com a NSC TV. A fiscal da Vigilância Sanitária municipal disse que a prefeitura só vai se manifestar na sexta-feira (26). Já a Casan, por nota, informa que atende 100% da área urbana de Angelina, mas que a gruta com a água imprópria não faz parte do sistema de abastecimento.

Com informações do site G1/SC

Notícias Relacionadas

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.

Tribunal de Justiça alerta para golpe de precatórios que registra 20 vítimas no Estado somente em 2020

Com os dados dos credores, uma quadrilha liga ou manda mensagem pelo aplicativo WhatsApp apresentando-se como funcionário do advogado da vítima, servidor do TJSC ou especialista que promete antecipar o pagamento mediante um depósito pelo serviço.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.