Geral

Bebê nasce com dente e vira atração ao precisar extrair em unidade de saúde de SC

Mãe procurou profissionais, após bebê ter desconforto e dificuldades para mamar

Foto: Divulgação

Théo Valentim Cardoso foi levado ao dentista com apenas sete dias de vida para a primeira extração. O procedimento ocorreu na Unidade Básica de Saúde do bairro Rio da Anta, em Santa Terezinha.

A mãe do pequeno, Katiane, procurou o atendimento porque o bebê nasceu com o dentinho e sentia desconforto e dificuldades para mamar. O procedimento foi realizado no dia 18 de maio.

A dentista, Débora Donato, conta que foi procurada pela mãe e, ao avaliar Théo, percebeu que o dente estava posicionado com muita mobilidade. A situação trazia riscos de aspiração, asfixia, além de impedir a mamada de forma adequada. “Decidimos por fazer o procedimento”, lembra.

O procedimento, segundo ela, foi tranquilo e rápido, sem complicações. Tanto que a equipe terminou ainda mais apaixonada por Théo Valentim, que faz jus ao sobrenome. “Ele foi muito valente, chorou apenas quando o dentinho soltou da gengiva”, lembra a dentista.

Emoção e alívio

A profissional recebeu uma foto da mãe, quando chegou em casa, mostrando que Théo já conseguia mamar tranquilamente. Emocionada, ela conta que foi a primeira vez, desde que se formou há 12 anos, que se deparou com a situação.

“Fiquei encantada, diria até emocionada, por conseguir solucionar um problema, uma angústia, como era o caso da mãe, que nos relatou ter passado noites em claro com medo que o dente caísse e o bebê se afogasse, você sente o coração vibrar”, ressalta a dentista.

Situação é comum

Apesar de ter atendido apenas um paciente com esta condição, a profissional contra que o caso não é tão raro. Segundo ela, o chamado “dente neonatal” é aquele que nasce nas primeiras semanas de vida.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Agente temporário ajuda a salvar bebê de quatro meses que estava engasgado em Braço do Norte

O agente temporário orientou a mãe pelo telefone a fazer os primeiros socorros

Polícia encontra bebê enterrado atrás de casa em Braço do Norte

Por volta das 18h40, a Polícia foi acionada para verificar uma ocorrência de infanticídio na cidade

Bombeiros de Laguna salvam bebê de 2 anos de afogamento

O bebê chegou no quartel sem respirar e os bombeiros conseguiram ressuscitar a criança.

Policiais ajudam pais a salvar vida de bebê recém-nascida em Grão Pará

Os pais, retornaram o telefonema à guarnição para agradecer pelo feito realizado que ajudou a salvar a filha deles.