Poder Legislativo

Dia da Mulher: vereadores de Lauro Müller homenageiam nove mulheres em sessão solene

Para marcar a data, as homenageadas receberam dos vereadores um ramalhete de flores e um certificando.

Foto: Divulgação / Câmara de Vereadores de Lauro Müller

Cada um dos nove vereadores de Lauro Müller escolheu uma mulher para ser reconhecida na noite desta segunda-feira, dia 7. A sessão solene, presidida pelo vereador Lindomar Cataneo, foi realizada em virtude do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e lotou a galeria do plenário da Casa Legislativa. Para marcar a data, as homenageadas receberam dos vereadores um ramalhete de flores e um certificando.

A iniciativa é fruto de uma Resolução do ano de 2014, sugerida pela então vereadora e atual vice-prefeita Soraya Cúrcio Librelato. O intuito da autora foi aproveitar a passagem do Dia Internacional da Mulher – data que tem levado a sociedade para discussões e reflexões importantes sobre o papel da mulher no mundo atual e tem gerado resultados positivos, ainda que muito haja para melhorar – para prestar a homenagem às mulheres lauromüllenses.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Representando todas as homenageadas, Cíntia Eliane Felipe Carniato fez uso da tribuna. “As mulheres não são todas iguais. São diferentes, mas todas têm em comum o tamanho do coração, a coragem, o carinho no olhar e uma força angelical nos gestos. São batalhadoras, uma mais guerreira que a outra. Ser mulher é fazer parte de uma história. Mulher é vida, ela dá a vida. Ninguém espalha tanta esperança e garra quanto a mulher. São exemplos de pessoas inspiradoras que merecem todos os elogios e respeito, mas, acima de tudo, igualdade. Desejo a todas as mulheres um feliz e abençoado Dia das Mulheres”, declarou.

Em nome dos todos os vereadores, a vereadora Sysse Alves Velho também se pronunciou, ressaltando a importância da data pela busca de mudanças efetivas. “Mais do que simples comemorações no Dia Internacional da Mulher, devemos lutar para reduzir a discriminação, melhorar as condições de trabalho, igualar as oportunidades e implementar a remuneração justa e equitativa pelo mesmo serviço. Estaremos fazendo isso por nossas famílias. Mais do que nosso dever, essa é uma questão de justiça. Esta singela homenagem marca para a nossa sociedade o reconhecimento a estas guerreiras. Viva as mulheres!”.

Confira a sessão solene na íntegra no vídeo abaixo:

Sobre as homenageadas:

Shirley Terezinha Izidoro (em memória): nasceu em 4 de junho de 1959, na localidade de Faxinal Preto, estado do Rio Grande do Sul. Filha de Amadeu Andrade e Antéria, casada com Celso do Amaral Izidoro, com teve três filhos: Denise, Acione e Guilherme. Tem quatro netos. Lamentavelmente, a homenageada faleceu recentemente. Foi escolhida pelo vereador Acione, seu filho, que manteve a homenagem de maneira póstuma. A homenageada foi representada pela irmã do vereador Acione Andrade Izidoro, Denise Izidoro Machado.

Terezinha Nazário Manarin: filha de João Manoel Nazário e Geraldina Amélia Mendes Nazário. Nasceu em Lauro Müller no dia 20 de novembro de 1947. Foi casada com Antônio Manarim (em memória), com quem teve cinco filhos: Maria Lucia, Luiz Antônio, Vânio José, Terezinha Aparecida e Stela Máris (em memória). Dona Terezinha tem 10 netos e quatro bisnetos. Foi agricultora e do lar. Recebeu a homenagem do vereador Alexsandro Marchiolli.

Armeli Luciano Benedet: nasceu em Lauro Müller no dia 1º de março de 1934. É filha de João Luciano e Augusta Luciano. Foi casada com Antônio Bendet, com quem teve cinco filhos: Arlete, Alcimar, Amilton, Adaizi e Adelir. Tem 11 netos e oito bisnetos. É costureira desde os 15 anos de idade. Reside no bairro Sumaré. Recebeu a homenagem da vereadora Ema Hofmann Benedet.

Elizabet Goulart Benedet: filha de João Wanderlind Goulart e Ida Fontanella Goulart. Natural de Orleans, nasceu em 18 outubro de 1971. É casada com Geraldo Benedet, com quem tem três filhos: Evandro, Daniel e Thais. É do lar e reside no Bairro Sta. Bárbara. Recebeu a homenagem do vereador Guilherme Coan.

Terezinha Alves: conhecida como Dona Leila. Nasceu em 9 junho 1943, em Guatá. Filha de Antônio Faustino Alves e de Albertina Cardoso Alves. Terezinha é divorciada e tem sete filhos: Eliana, Luiz Antônio, Elizabete, Roberto Luiz, Pedro Luiz, José Antônio e Laercio. Tem 12 netos e 11 bisnetos. Trabalhou na mineração da Ibracoque e é do lar. Reside em Guatá e recebeu a homenagem do vereador Manoel Leandro Filho.

Cíntia Eliane Felipe Carniato: nascida em 26 de março de 1970, em Urussanga. É filha de Jaime Rodrigues Felipe e Pedrinha Joao Felipe. Casada com Inrivaldo Carniato, com quem tem dois filhos: Vitor e Vinicius. Cíntia é professora e reside em Itanema. Recebeu a homenagem do vereador Rodrigo Dias.

Cleide Oliveira Cardoso de Oliveira: nascida em 30 de março 1962, no Guatá. É filha de Nicolau Cardoso e Maria de Oliveira Cardoso. Casada com Laercio de Oliveira, com quem tem dois filhos: Vitor e Isis. Tem três netos. Cleide é do lar, e reside em Guatá.

Neste momento, o presidente do Legislativo, Lindomar Cataneo, convidou Lais da Rosa, esposa do saudoso vereador Ronaldo da Silva, o Gaguinho, que morreu há 9 dias. Ela entregou o ramalhete de flores e o vereador Ricardo Fontanella entregou o certificado para a homenageada. Na oportunidade ,o presidente entregou um ramalhete de flores para Lais.

Rosimere Mendes Teixeira: nascida em 8 de maio de 1962, em Lauro Müller. É filha de Ademar Mendes e Vilma da Silva Mendes. Casada com Maurino Teixeira, com quem tem duas filhas: Reginalda e Francieli e tem três netos. Rosimere é do lar e reside no bairro Arizona. Recebeu a homenagem da vereadora Sysse Alves Velho.

Denise Blazius da Luz: filha de Maria de Fatima Gaspordini Ghesi Machado e Aldoir Blazius. Denise nasceu em Urussanga em 27 de julho de 1978. Reside atualmente em Guatá. É casada com Mauricio da Luz e não possuem filhos. Trabalha com ateliê de costura e locações de vestidos para festas. Recebeu a homenagem do vereador e presidente da Câmara, Lindomar Cataneo.

Notícias Relacionadas

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.