Geral

Filhote de baleia é encontrado morto em praia de Laguna

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, é o primeiro encalhe desta espécie na região neste ano.

Foto: PMP-BS/Udesc

Um filhote fêmea de baleia-franca-austral foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (2) na Praia do Sol, em Laguna. Este é o primeiro registro de encalhe na região desta espécie em 2019, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Uma equipe técnica e veterinária prestaram atendimento no encalhe de acordo com os protocolos da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA) da baleia franca. Uma necropsia será feita para apurar as causas da morte.

Quem avistar um desses animais nas praias, bem como aves ou tartarugas, mortos ou vivos, deve entrar em contato pelo telefone 0800 642 3341. Quando os animais estão debilitados, o grupo atua para ajudar na recuperação e soltura deles de volta à natureza. Em caso de mortes, são promovidos estudos para identificar as causas e sugerir medidas para tentar proteger o restante da fauna marinha da região.

Foto: PMP-BS/Udesc

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).