Eleições 2022

Gastos de candidatos com redes sociais somam R$ 6,2 milhões em SC

O Facebook é a empresa que mais arrecadou, até o momento, com a campanha eleitoral em Santa Catarina

Foto: Reprodução

Os candidatos que disputam as eleições em Santa Catarina já gastaram R$ 6,2 milhões em anúncios em redes sociais como Facebook e Instagram e no Google e YouTube. O candidato ao governo do Estado, Jorginho Mello (PL), foi o que mais investiu neste tipo de propaganda, com gastos de R$ 790 mil.

As informações constam no DivulgaCandContas, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e também em dados divulgados pelo Google.

O Facebook é a empresa que mais arrecadou, até o momento, com a campanha eleitoral em Santa Catarina, com R$ 4,2 milhões. O Google Brasil aparece em quinto lugar, com pouco mais de R$ 1,9 milhão.

Segundo dados colhidos pela reportagem no DivulgaCandContas, até agora Jorginho foi o que mais gastou em anúncios nas duas empresas de internet. Foram R$ 490 mil no Facebook e R$ 300 mil no Google.

Depois aparece Odair Tramontin (Novo) com R$ 168 mil de anúncios nas duas empresas. Em terceiro vem Esperidião Amin (PP), com R$ 107 mil, e Décio Lima (PT), com R$ 100 mil. (Paulo Rolemberg)

As informações divulgadas pelo Google compreendem o período de campanha eleitoral, iniciado em 16 de agosto, até esta terça-feira (27). Foram feitos 15.126 anúncios no Google e Youtube direcionados a Santa Catarina, perfazendo um total de R$ 1,9 milhão.

Os números são maiores do que o Rio Grande do Sul, que neste mesmo período apurado foram R$ 1,1 milhão gastos com 12.043 anúncios nas duas plataformas.

Uma curiosidade na campanha nessas plataformas. Dos cinco maiores anunciantes em Santa Catarina, três são candidatos à presidência da República: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou R$ 219 mil; seguido de Jair Bolsonaro que gastou R$ 147 mil e Ciro Gomes (PDT) com R$ 103 mil. O maior anunciante é Jorginho Mello com R$ 232 mil, sendo R$ 203 mil no Youtube.

Candidatos de estados vizinhos

Na busca por eleitores de seus estados, mas que residem em Santa Catarina, candidatos do Paraná e Rio Grande do Sul utilizaram recursos para fazer campanha pelas plataformas em terras catarinenses. O candidato à reeleição ao governo paranaense Ratinho Junior (PSD) e seu opositor Roberto Requião (PT) investiram, respectivamente, R$ 7,5 mil e R$ 5,5 mil.

No outro lado da divisa catarinense, os candidatos ao governo gaúcho Onyx Lorenzoni (PL) e Roberto Argenta (PSC) também colocaram anúncios no Google e no Youtube em Santa Catarina. Cada um usou R$ 2 mil.

Com informações do ND+

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