Geral

Organização Mundial da Saúde recomenda redução global de 15% do sedentarismo

Índice integra ações alusivas ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 06 de abril.

Foto: Divulgação

O mundo enfrenta um surto de obesidade que é a grande porta de entrada para outras doenças graves como diabetes, as cardiovasculares e o câncer. O maior fator de risco para o excesso de gordura corporal é o sedentarismo aliado a um estilo de vida pouco saudável. Para combater uma das doenças mais preocupantes desta era a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a redução global de 15% da inatividade física até 2030. A meta integra a campanha do Dia Mundial da Atividade Física, que é celebrado em 06 de abril. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as de 15 milhões de pessoas por ano entre 30 e 70 anos.

Conforme o instrutor da Onlife Funcional Fitness Clube, Geovane Custódio, o primeiro passo para sair do sedentarismo é procurar uma atividade que seja do perfil da pessoa e com freqüência que não comprometa muitos dias na semana. “É essencial que seja algo que goste ou o mais próximo possível, apesar de que com o tempo é normal passar a gostar da prática. Em relação à quantidade de vezes na semana o recomendável é iniciar com dois ou três dias, porque se estabelecer meta de todos os dias e acontecer de faltar vai desestimular achando que perdeu a semana e começando aos poucos, até o corpo adaptar vai querer aumentar os dias”, afirma. “Outra questão é a intensidade. Começar com leve ou moderada porque um dos grandes fatores da desistência são as dores musculares. Muitos pensam que nunca vai passar”, acrescenta.

Mitos

Imaginar que uma academia é feita apenas de corpos esculturais, outro fator inibidor de se dedicar ao esporte, segundo o professor, não passa de mito. “Quem está fora do peso, ou não, muitas vezes tem a barreira psicológica a enfrentar e na verdade uma academia é voltada para a saúde e não apenas para fins estéticos, há pessoas de todos os biótipos. Além disso, a atividade física libera hormônios chamados da “felicidade” que reduzem ansiedade, estresse, fatores que auxiliam no equilíbrio emocional. Na academia temos o aspecto social também, o convívio com outras pessoas com objetivos comuns que proporcionam integração e troca de experiências”, ressalta.

Mais do que um desafio para a saúde, a inatividade física também traz impactos financeiros. Estima-se que não praticar exercícios físicos custa, mundialmente, US$ 54 bilhões em assistência médica direta, dos quais 57% são pelo setor público.

Como sair do sedentarismo:

  • Busque uma atividade física que goste ou o mais próximo disso, com o tempo mesmo que não goste irá se habituar
  • Não tenha como meta inicial a frequência de todos os dias, caso falte duas vezes achará que perdeu a semana e pode se desestimular
  • Inicie com duas ou três vezes na semana e após o corpo o se adaptar aumente a freqüência
  • Comece com treinos de intensidade leve ou moderada isso vai fazer com que seu corpo e seus músculos se adaptem gradualmente
  • Academia é lugar para buscar saúde e não é feita somente de corpos esculturais
  • Malhar libera hormônios importantes que controlam ansiedade, estresse e auxiliam no equilíbrio emocional
  • Programe e faça treinos somente com orientação e acompanhamento de um profissional de Educação Física.

Colaboração: Comunicação Onlife Funcional Fitness Clube

Notícias Relacionadas

Organização espera público recorde nos quatro dias de Festival Nacional do Camarão

Para esta edição, a organização montou uma grande área coberta e com tablado de madeira, para que o público tenha mais conforto.

Polícia Civil de Orleans identifica organização que falsifica e vende sabão em pó

Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão durante a manhã desta quinta-feira (6)

Pintura, limpeza e organização para preparar o retorno dos alunos à Satc

Equipes pedagógica e de manutenção estão trabalhando para receber os estudantes.

Organização espera público recorde nos quatro dias de Festival Nacional da Baleia Franca em Imbituba

A festa começa oficialmente nesta quinta-feira (16).