A contribuição com ideias para melhorar a saúde no país vai ser encaminhada para a Conferência Nacional em Brasília

Divulgação
A 8ª Conferência Estadual de Saúde ocorreu durante a semana passada na UFSC em Florianópolis e teve a participação da Secretaria de Saúde de Lauro Müller. Os representantes do município levaram propostas para a melhoria dos serviços do SUS. Entre as ideias apresentadas, uma delas foi escolhida para ser encaminhada para a Conferência Nacional que ocorre de 4 a 7 de agosto, em Brasília.
A 8ª Conferência Estadual de Saúde teve como tema central: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento Do SUS”. O objetivo do evento é conseguir a contribuição de cada usuário, profissional de saúde, gestor e prestador, para uma gestão participativa da saúde no país. Por meio da Conferência são apresentadas propostas e soluções para efetivar a Constituição Federal na Defesa dos Direito Humanos Fundamentais à Saúde.
Com esse intuito, os profissionais da Secretaria de Saúde de Lauro Müller apresentaram a proposta de estabelecer regras para médicos formados em Universidades Públicas ou financiadas pelo governo. A ideia é que esses médicos trabalhem um período em unidades básicas de saúde com remuneração semelhante ao Programa Mais Médicos. Também é proposto a revalidação de diplomas de medicina estrangeiros uma vez a cada dois anos. O assunto foi levantado pelo prefeito Valdir Fontanella durante sua participação na assembleia municipal.
Essa foi uma das propostas aprovadas na Conferência Estadual de Saúde que será apresentada na etapa nacional do evento, nos dias 4 a 7 de agosto.