Geral

Sistema de Esgoto de Lauro Müller entra em pré-operação

São contemplados nesta primeira etapa moradores dos bairros Centro, Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km1, Arizona e Bela Vista.

Divulgação/Casan

Com o objetivo de realizar os testes finais para entrega do primeiro Sistema Público de Esgotamento Sanitário de Lauro Müller, a CASAN informa aos moradores que está autorizada a conexão dos imóveis ao sistema.

A Companhia orienta os proprietários a buscarem o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico, para verificar as instalações internas de esgoto. Depois é necessário providenciar adaptações para que o fluxo seja direcionado à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis.

A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a Casan tem responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na parte interna, o morador precisa fazer as adaptações para que possa ser atendido com os serviços de coleta e tratamento já disponíveis.

Investimento

Com uma rede coletora de 20 quilômetros e uma Estação de Tratamento apta a tratar até 20 litros por segundo, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Lauro Müller vai atender em sua primeira etapa 72% do município – um dos índices mais altos de Santa Catarina.

São contemplados nesta primeira etapa moradores dos bairros Centro, Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km1, Arizona e Bela Vista. O investimento é de R$ 19,8 milhões, recursos da própria CASAN (15%) e financiados junto à Caixa Econômica Federal (85%).

Divulgação/Casan

Saiba mais

Como fazer a ligação?

Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link. Você também pode observar na imagem abaixo.

Divulgação/Casan

Qual profissional contratar para essa ligação?

A Companhia já realizou um curso gratuito para profissionais (encanadores, instaladores hidráulicos e pedreiros) da cidade. Nomes e contatos desses profissionais podem ser obtidos no site da Casan

Posso contratar outros profissionais que não os que fizeram o curso?

Sim. A responsabilidade de contratação do profissional é do proprietário, que deve procurar alguém habilitado e que seja de sua preferência e confiança. O curso ministrado pela Companhia é apenas uma instrução básica, não tendo a empresa inferência sobre a qualificação dos profissionais. Assim que passar o período de isolamento social, a Companhia ministrará outro curso de capacitação no município.

Água das calhas vai para rede de esgoto?

Não! Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.

Caixa de gordura deve ser mantida?

Sim. Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.

O que faço com a fossa séptica?

Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.

Até quando devo fazer essa ligação?

O quanto antes o morador fizer a ligação, melhor para a saúde do bairro, dos moradores vizinhos e do imóvel beneficiado. Com essas ligações executadas, a CASAN poderá colocar a Estação de Tratamento em funcionamento, avaliando sua operação e realizando eventuais ajustes.

Quando começa a cobrança pelo serviço de esgoto?

Ainda não há data para se iniciar o faturamento de esgoto em Lauro Müller. E a conexão do imóvel à rede de esgoto não está ligada à cobrança de fatura.

Atenção:

Solicite à fiscalização da CASAN informações adicionais antes da execução do seu Ramal Interno quando:

· Existir instalação sanitária (WC) situada abaixo do nível da rua.

· A rede coletora já estiver assentada na calçada oposta à do seu imóvel.

· For necessário passar o ramal interno pela propriedade de terceiros.

· No caso de imóveis com esgotos que não sejam tipicamente de higiene e limpeza. Por exemplo: indústrias, bares, postos de gasolina, etc.

Notícias Relacionadas

Governo de Lauro Müller inicia obras para revitalização em Centro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Barreiro

O novo serviço vai atender jovens e adolescentes que integram o serviço coordenado pelo Cras, dando acompanhamento em local adequado e revitalizado.

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.