Poderes Municipais

Vereadores limpam a pauta de votação e Câmara encerra os trabalhos de 2018

Oito projetos, sendo sete deles encaminhados pelo Executivo Municipal foram analisados e votados na sessão ordinária dessa segunda-feira (17), em Lauro Müller, limpando a pauta dos Projetos de Leis que estavam nas Comissões Permanentes.

Em clima de confraternização, os edis encerraram o ano legislativo, com o uso da tribuna por todos os vereadores presentes, que aproveitaram a oportunidade para agradecer por mais um ano de atividade parlamentar em defesa do povo lauromüllense.

A reunião ordinária iniciou às 19 horas, sob a presidência do vereador Ronaldo da Silva. Ouça e Confira na íntegra todos os assuntos debatidos nesta sessão:

Indicações

Nº 183/2018 do Vereador Hélio Luiz Bunn, instalar luminárias no trecho da Rua Prefeito Flávio Righetto, entre o depósito da empresa Bebidas Portal e o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Justificativa: O local está totalmente as escuras, o que é preocupante, pois ali estão instaladas uma empresa, o Centro de Referência de Assistência Social e o Centro de Convivência do Idoso. A falta de iluminação naquele local, trás insegurança não só para moradores, mas também para todos que por ali transitam.

Nº 184/2018 do Vereador Hélio Luiz Bunn, fazer vistoria e se necessário a reforma da rede pluvial na Rua Acari Mendes, Bairro Içarense, próximo a residência do Senhor Francisco Martins. Justificativa: a mesma apresenta problemas e está ocasionando a erosão do solo, o que compromete a pavimentação da rua e acaba colocando em risco, motoristas e pedestres que por ali transitam.

Nº 185/2018 do Vereador Pedro Luiz Machado, que seja construído um abrigo de ônibus do Transporte Escolar em tamanho grande, junto a Praça Celeste Losso, para atender ao grande numero de alunos que vem estudar na Escola de Ensino Fundamental “Visconde de Taunay”.

Nº 186/2018 do Vereador Pedro Luiz Machado, Que volte o trânsito de veículos a ser em mão dupla na Rua Mané Vico em Mina Nova.

Pedidos de Informação

Nº 22/2018 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, fornecer relação contendo os nomes, funções e local de trabalho de todos os servidores públicos municipais que recebem o rateio da verba do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ-AB. Justificativa: Pedido neste mesmo sentido já foi aprovado e enviado ao Executivo em 05/10/2018, com resposta em 14/11/2018. Porém, não foram informados os nomes dos servidores como foi solicitado. Desta forma reapresentamos nosso pedido na certeza de que o Executivo irá respondê-lo, a contento.

Nº 23/2018 do Vereador Pedro Luiz Machado, Quais os valores gastos com o “Encantos de Natal”, ornamentação, som, bandas e contratações, seus respectivos valores e copias de Notas Ficais das despesas.
Nº 24/2018 do Vereador Manoel Leandro Filho, cópia dos relatórios dos gastos que a Comissão Municipal de Esportes – CME teve com a contratação de árbitros nos campeonatos que foram realizados no período de 2018.

Requerimentos

Nº 39/2018 dos Vereadores Ronaldo da Silva, Anderson Antonio Bez Batti, Ema Hofmann Benedet, Hélio Luiz Bunn, José Antonio De Bettio, José Cambruzzi, Luciano Leodato, Manoel Leandro Filho e Pedro Luiz Machado, envio de ofício aos diretores da empresa Argiminas Mineração e Transportes Ltda., com sede em Cocal do Sul, solicitando que a empresa disponibilize de um caminhão pipa para molhar as estradas gerais de Vargem Grande e Rio Amaral Rádio, no município de Lauro Müller. Justificativa: Em razão da operação de extração de argila pela empresa em nosso município, moradores que residem às margens destas estradas estão sendo seriamente afetados pela poeira ocasionada pelo tráfego dos caminhões. A adoção desta medida, certamente diminuiria a poeira e assim amenizaria os transtornos para esses moradores. É importante ressaltar que este Poder Legislativo foi procurado por uma comissão de moradores que se manifestou quanto ao problema que enfrentam e que se nenhuma medida for adotada, irão interromper o trânsito dos caminhões, trancando a estrada.

Projetos aprovados:

Projeto de Lei (nº 40/2018) do Executivo, que dispõe sobre alteração do Plano Plurianual – PPA 2018-2021 pela inclusão de uma nova categoria econômica; Projeto de Lei (nº 41/2018) do Executivo, que dispõe sobre alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias pela inclusão de uma nova categoria econômica; Projeto de Lei (nº 42/2018) do Executivo, que dispõe sobre alteração da Lei Orçamentária Anual pela inclusão de uma nova categoria econômica; Projeto de Lei (nº 43/2018) do Executivo, altera a Lei Municipal Nº 1944, de 23 de janeiro de 2017; Projeto de Lei (nº 44/2018) de autoria do Executivo, que regulamenta a transferência da obrigação de pagamento do parcelamento realizado pela autarquia municipal Hospital Henrique Lage junto a Receita Federal ao município de Lauro Müller; Projeto de Lei (nº 45/2018) de autoria do Vereador Ronaldo da Silva, que denomina de Valmir De Brida Fontanella a estrada geral de Lageado, no Distrito de Guatá, município de Lauro Müller; Projeto de Lei Complementar (3/2018) do Executivo, que altera dispositivos do Código Tributário Municipal (LC Nº 1.317/2004); e Projeto de Decreto (nº 9/2018) de autoria do Presidente da Mesa, dispõe sobre o Julgamento das Contas da Prefeitura Municipal de Lauro Müller, relativas ao exercício de 2017.

Notícias Relacionadas

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Vereadores aprovam leilão de veículos, mas cobram planejamento do Governo Municipal

Segundo vereadores, a Secretaria de Agricultura ficaria sem caminhão para atender o setor. Desconto no IPTU para pagamento em cota única também é aprovado.