Saúde

Urussanga recebe Apaes da Amrec para seminário

Evento será realizado nesta quarta-feira e faz parte da Semana Estadual de Saúde e Prevenção de Deficiências e da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

APAE

Foto: Divulgação

Urussanga receberá, nesta quarta-feira (23), o “II Seminário de Prevenção de Saúde e Prevenção de Deficiências da Região Carbonífera – Prevenir faz a Diferença”. O evento, que será realizado a partir das 8h, no Centro Comunitário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, é uma realização das Apaes da Região Carbonífera e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Urussanga.

Serão realizadas duas palestras. A primeira, pela manhã, com o tema “Prevenção Primária”, com o doutor Rui Pilloto. E a segunda, na parte da tarde, com o tema “Desenvolvimento Neuropsicomotor Intervenção na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Especial”, com o doutor Francisco Rosa Neto.

“Durante toda esta semana estamos realizando diversas atividades voltadas à conscientização de Prevenção de deficiências e de direitos da pessoa com deficiência. Nossa intenção é de mobilizar a população quanto a necessidade de ações para a prevenção dessas deficiências”, explica a coordenadora regional de saúde e prevenção de deficiências das APAEs da região Carbonífera e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Urussanga, Cristiane D’Acampora Guazzi.

O seminário de quarta-feira tem o objetivo de difundir ações preventivas a respeito das causas das deficiências por meio de informações, orientações e debates. Estão envolvidas as nove Apaes da Região Carbonífera: Urussanga, Morro da Fumaça, Lauro Müller, Cocal do sul, Içara, Criciúma, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha. “Já estamos com 530 inscrições realizadas. Contaremos com a participação de profissionais da área de educação, saúde e assistência social, acadêmicos e pesquisadores da área, além da participação de toda a comunidade”, enaltece Cristiane.

Informações e inscrições podem ser realizadas por meio do site www.apaesc.org.br ou pelo telefone (48) 3465-1586. Além do seminário, durante toda a semana sertão realizadas panfletagens em todos os municípios da Amrec, além de palestras nas escolas para o nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio.

Programação completa:
7h30 às 8h15: recepção e credenciamento;
8h15 às 8h45: solenidade de abertura;
8h45 às 10h: palestra: “Prevenção Primária” com o doutor Rui Pilotto:
Doutor em genética, graduado em História Natural, professor e coordenador das disciplinas BG-020 Genética Médica, responsável pelo Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínica UFPR, diretor científico da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE);
10h às 10h15: coffee Break;
10h15 às 12h: Continuação da palestra “Prevenção Primária”;
12h às 13h30: almoço;
13h30 às 15h30: palestra: “Desenvolvimento Neuropsicomotor Intervenção na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Especial” com o Doutor Francisco rosa Neto:
Doutor em Medicina do Esporte, mestrado em Deficiência mental e Transtornos de Aprendizagem e especialista em Ciências Morfofuncionais do Esporte;
15h30 às 15h45: coffee break;
15h45 às 17h: continuação da palestra: “Desenvolvimento Neuropsicomotor Intervenção na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Especial”;
17h: encerramento.

Colaboração: Jéssica Pereira / Comunicação Prefeitura de Urussanga

Notícias Relacionadas

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região

Apae recebe veículo 0km para transporte de alunos em Orleans

A entrega da Van Sprinter ocorreu na tarde desta quinta-feira (12) e contou com a presença do ex-deputado Valmir Comin.