Poder Legislativo

Vereadores de Orleans homenageiam mulheres que contribuem para a formação de uma sociedade melhor

Vereadores de Orleans homenageiam mulheres que contribuem para formação de uma sociedade melhor

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é resultado de lutas e conquistas de trabalhadoras de diversas partes do mundo que lutavam por direitos, entre os séculos XIX e XX. Apesar de todo o tempo que passou e de todas as transformações desde então, as histórias das mulheres permanecem sendo marcadas pelo esforço de contribuir para uma sociedade melhor.

Como forma de reconhecimento, com o plenário lotado, 11 mulheres orleanenses foram homenageadas em sessão solene, nesta segunda-feira (6), na Casa Legislativa. A única vereadora eleita durante esta gestão em Orleans, Mireli Cruz Debiasi Périco (PSDB), falou sobre os desafios diários enfrentados pelas mulheres. “Nós mulheres, ao longo da história, buscamos espaço e igualdade. Precisamos lutar para estudar, dirigir, votar e trabalhar. Orleans é berço de mulheres que fazem a diferença. Aqui na Cidade das Colinas, muitas mulheres trabalham incansavelmente para o desenvolvimento de Orleans”, afirmou.

“Nós, que somos guerreiras e batalhadores, merecemos toda admiração, respeito, apreço e valor na sociedade. Eu sinto-me honrada em ser mulher e por estar aqui hoje representando demais mulheres na Casa Legislativa. Em nome da bancada do PSDB, o que eu posso dizer para vocês é: mulheres, obrigada por existirem. O mundo é muito melhor com a nossa presença aqui”, finalizou.

Cada partido foi representado por um vereador, que prestou homenagem às mulheres durante pronunciamento. Após Mirele, fizeram uso da palavra os vereadores Udir Luiz Pavei (PSD), o Dija; Osvaldo Cruzetta (PP), o Vá; Edson Ribeiro (PR), o Titi; e Antônio Dias André (PMDB), o Geada. Além deles, o presidente da Casa Legislativa, vereador Lucas Canever Librelato (PSDB), e o prefeito, Jorge Luiz Koch (PMDB), tiveram oportunidade de prestar suas homenagens. Entre os presentes na solenidade, também estava o vice-prefeito, Mário Coan (PSDB).

A sessão solene pode ser assistida na íntegra por meio deste link.

Veja abaixo as homenageadas e suas histórias:

Paulo Canever - Adélia Mattei Cândido Paulo Canever – Adélia Mattei Cândido

“Adélia Mattei Cândido nasceu em Orleans. Foi professora normalista, lecionando no Colégio Costa Carneiro, Santa Clara e em Oratório. Dedicou-se 31 anos trabalhando como educadora. Destes, 29 na comunidade do Oratório. Na igreja, por muitos anos ajudou nos cursos de batismo”.

 

Valentim Bardini Sobrinho - Antonieta Baesso BardiniValentim Bardini Sobrinho – Antonieta Baesso Bardini

“Dona Antonieta, a Nona, como costuma chama-la. É natural do Rio Coral. Naquela época, pertencente ao município de Orleans. Hoje, mora na Ilhota. Este ano, completa 86 anos. Tem oito filhos, 16 netos e 15 bisnetos. Sempre trabalhou na roça, de onde retirava o sustento da família. Ficou viúva com 34 anos e teve dificuldade para criar os filhos. Não bastasse o fato de se tornar viúva muito cedo. Para piorar a situação, perdeu tudo que tinha na enchente de 1974. Começou tudo de novo e com muita determinação conseguiu criar os filhos. A Nona encarou a vida com realismo e, aos poucos, com a solidariedade de outras pessoas, foi reconstruindo tudo. Mulher guerreira, muito católica, Dona Antonieta frequentava a igreja e rezava o terço na comunidade. Por tudo que passou, a palavra guerreira se encaixa como uma luva para essa senhora que foi mãe e pai ao mesmo tempo, dona de casa e agricultora”.

Mireli Cruz Debiasi Périco - Edna Debiasi Cascaes Mireli Cruz Debiasi Périco – Edna Debiasi Cascaes

“Dona Edna nasceu em 09/11/1947, no município de Orleans, filha de João Debiasi e Bernardina Bussolo Debiasi, é casada com Antônio Balod Cascaes, Toni Cascaes. Desta união, tiveram dois filhos, Alexandre e Daniel, e quatro lindas netas. Dona Edna faz parte do coral Shalon, da Igreja Matriz Santa Otília. É missionária do dízimo, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer há oito anos e também já foi voluntária na Apae de Orleans”.

Udir Luiz Pavei - Elisabete Menegasso Bagio Udir Luiz Pavei – Elisabete Menegasso Bagio

“Elisabete Menegasso Bagio nasceu na comunidade de Rio Novo, em Orleans, filha de Liberato Bagio (in memoriam) e Adelaide Menegasso Bagio. Formou-se em Pedagogia, na UNISUL, e em Letras, UNESC, com especialização em Supervisão Escolar. Iniciou a carreira no magistério em 1985, na cidade de Chapecó. Retornando a Orleans, trabalhou por sete anos na Escola de Educação Básica José Antunes Mattos, no distrito de Pindotiba, donde removeu-se para a Escola de Educação Básica Toneza Cascaes, permanecendo até os dias atuais. Nesta escola, exerceu o cargo de diretora no período de 1999 a 2002. Em fevereiro de 2004, afastou-se da função efetiva para assumir a gestão da Secretaria Municipal de Educação até abril de 2012. Foi vereadora no período de 2013 a 2016 e, atualmente, participa da Associação das Senhoras de Rotaryanos – ASR e é professora de Inglês do ensino fundamental I, na rede municipal”.

Pedro João Orbem - Genaina Coan Caciatori Pedro João Orbem – Genaina Coan Caciatori

“Genaina é natural de Orleans, filha de Maria Lezir Coan Caciatori e Eugenio Barzan Caciatori, é casada com Michel Alberton Jung e mãe da Julia. Em 1995, formou-se Educação Física, na Unesc. Trabalha há 20 anos na área da educação, professora de Educação Física no ensino regular e da escolinha de voleibol de Orleans Cidade. Foi campeã estadual de voleibol feminino, elevando o nome da cidade. Atualmente, Genaina é diretora da Escola de Educação Básica Costa Carneiro, tendo como meta uma educação de qualidade aos alunos, formando cidadãos de caráter e que estejam preparados para o exercício da cidadania.

Edson Ribeiro - Jacomina Conceição Girardi BússoloEdson Ribeiro – Jacomina Conceição Girardi Bússolo

“Jacomina Conceição Girardi Bussolo nasceu em 8 de setembro de 1944, esposa de Paulo Ecler Bússolo (em memória), tem sete filhos e nove netos. Dona Conceição, como é conhecida na localidade de Oratório, onde reside, nasceu no Km 107. Filha de agricultores, desde criança trabalhava em projetos de ajuda à comunidade. Foi ministra da Eucaristia por 17 anos, catequista por 45 anos e participava ativamente do apostolado da oração, sempre ajudando em festas e comemorações da sua comunidade, onde até hoje continua participando ativamente.

Leoni Otília Tessmann Durigon - Hildegart Tessmann DurigonHildegart Tessmann Durigon – Leoni Otília Tessmann Durigon 

“Leoni Otília Thessmann Durigon nasceu no dia 20/09/1941, na comunidade de Rio Novo. Filha Olga Becker e Guilherme Thessmann. Estudou até a 4ª série. Casou-se com Ricardo Durigon, com quem teve três filhos. Quando jovem, na casa dos pais, trabalhou na agricultura, principalmente com Olaria. Carregava em balaios o barro pesado que abastecia a indústria. Trabalhou como costureira e, por um tempo, como comerciante. Nos últimos 25 anos, tem cuidado com toda força e amor de familiares que ficaram doentes. Primeiro, foram o sogro Eugenio Dorigon e a sogra Adelaide. Logo após, o marido Ricardo. Algum tempo depois, o filho Daniel e, agora, cuida do neto, o Danielzinho. Mulher de muita fé, acorda todos os dias pra orar pela família e por aqueles que precisam. Tem alegrado, certamente, o coração de Deus, com toda sua dedicação, fé e amor”.

Lucas Canever Librelato - Lorena da Silva DebiasiLucas Canever Librelato – Lorena da Silva Debiasi

“Lorena da Silva Debiasi, filha de Redenta Mazon e Artur Mazon, nasceu no dia 26/06/1939, na comunidade de Rio Chapeu. Desde cedo, ajudava seus pais nas atividades domésticas, na roça e a cuidar dos irmãos. Casou-se com Vitor Debiasi. Com ele, residiu na comunidade de Rio Laranjeiras. Dessa união, tiveram quatro filhos. Mesmo com o marido acamado, em decorrência de um acidente, trabalhava na área central. Após toda trajetória, mudou-se para o centro, onde começou a trabalhar como auxiliar de serviços gerais na área da saúde, durante trinta anos, até aposentar-se. Atualmente, trabalha como voluntária no Rotary, atuando confecção de fraldas, há aproximadamente sete anos. Atua também como voluntaria na Apae. Além disso, participa do Apostolado da Oração”.

Osvaldo Cruzetta - Lucelia Bitencourtt MoraesOsvaldo Cruzetta – Lucelia Bitencourtt Moraes

“Lucelia Bitencourtt Moraes nasceu em Brusque do Sul, onde permaneceu até os 20 anos, residindo, posteriormente, em Orleans. Trabalha na Prefeitura Municipal de Orleans há 15 anos, onde exerce a função de Gari. Lucelia tem, atualmente, 60 anos e trabalha com muita dedicação e carinho, zelando pela limpeza das ruas da cidade, representando a mulher guerreira, que trabalha arduamente pelo sustento de seus filhos”.

 

Rodinei Pereira - Lucizete Lucio GhisiRodinei Pereira – Lucizete Lucio Ghisi

“Lucizete, mais conhecida como Zeti, é filha de José Lucio e Orlanda Alberton Lúcio, irmã de Lauro, Laureci e Lucizana. Casada com Carlos Alberton Ghisi há 32 anos, mãe de Mariane e avó de Maria Rita. É formada no curso do Magistério, iniciou a vida profissional aos 17 anos e trabalhou como estagiária na Creche Santa Rita de Cássia e no Centro Comunitário Rui Pfutzenreuter. Após alguns anos, passou a trabalhar no Centro Comunitário do bairro Cohab como diretora e também da Creche Flavio Bússolo. Desde 1998, trabalha na Secretária da Saúde, onde permanece até hoje em dia, atendendo sempre com muito carinho e dedicação para aqueles que a procuram. Este ano, completa 30 anos de serviços prestados à Prefeitura de Orleans”.

Antonio Dias André - Maria Soares AndréAntonio Dias André – Maria Soares André

“Dona Lourdes, como é chamada, nasceu em 25/09/1940. Filha adotiva de João Vitorino Soares e Ana André Soares. Casada há 47 anos com Antônio Dias André, tem três filhos e duas netas. Sempre residiu no distrito de Pindotiba, desempenhando suas atividades na área da educação. Durante três anos, foi professora e, por 27 anos, desempenhou com muita competência e honestidade a difícil incumbência de ser diretora da Escola de Educação Básica José Antunes Mattos”.

 

  • IMG_9676
  • IMG_9678
  • IMG_9681
  • IMG_9684
  • IMG_9691
  • IMG_9693
  • IMG_9703
  • IMG_9707
  • IMG_9711
  • IMG_9715
  • IMG_9720
  • IMG_9726
  • IMG_9730
  • IMG_9739
  • IMG_9740
  • IMG_9745
  • IMG_9750
  • IMG_9751
  • IMG_9758
  • IMG_9765
  • IMG_9767
  • IMG_9776
  • IMG_9778
  • IMG_9783
  • IMG_9785
  • IMG_9790
  • IMG_9800
  • IMG_9801
  • IMG_9805
  • IMG_9812

Notícias Relacionadas

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.